BOOKS || A Pergunta e a Resposta (Patrick Ness)

Autor: Patrick Ness
Tradutor: Edmundo Barreiros
Editora: Intrínseca
Série: Sim, livro 2 (série Mundo em Caos)
Temas: Distopia, Fantasia, Jovem-Adulto
O Novo Mundo não é mais o mesmo. A promessa de paraíso a cada dia se revela um pesadelo. Nos primeiros anos de colonização do planeta, um germe brutal transformou o pensamento dos homens em um fluxo caótico e incessante de sons, o Ruído. Além disso, infectou e dizimou todas as mulheres. Ao menos era o que Todd Hewitt achava até conhecer Viola... Depois de anos de paz, uma nova guerra se anuncia.
Quando Todd fugiu de Prentisstown, enfrentou provações e descobriu segredos terríveis. Agora ele se vê cercado de inimigos e obrigado a encarar inúmeras crueldades para tentar proteger Viola, sem ao menos saber se ela está viva. É nesse cenário incerto que dois grupos vão travar um arriscado embate. De um lado, a poderosa Pergunta. Do outro, a bombástica Resposta. Do que serão capazes para conquistar seus objetivos, mesmo com a existência do Novo Mundo em risco?
A Pergunta e a Resposta é o segundo volume da trilogia Mundo em caos, uma distopia de tirar o fôlego que nos lança em uma acirrada batalha pelo poder. Publicada em mais de trinta países, a série consagrou Patrick Ness como um dos maiores nomes da literatura jovem e o primeiro volume ganhará uma adaptação cinematográfica estrelada por Tom Holland e Daisy Ridley.

>>>PRIMEIRA FRASE DO LIVRO<<<

"– Seu ruído revela você, Todd hewitt.

RESENHA<<<

"A guerra transforma homens em monstros"

Continuação de Mundo em Caos (clique para ler a resenha do anterior).

Um universo que eu já queria revisitar e aí vem esse lançamento e eu corri para ler. 

Bom, eu fiquei reflexiva sobre o que escrever sobre esse livro. Gostei demais do anterior, mas senti que nesse as coisas fluíram um pouco mais lentamente, apesar de se manter quase fiel ao seu antecessor. Mas entendi que isso não foi um erro ou algo feito de forma impensada, pelo contrário, é um livro que pretendia por mais coisas no enredo para desenrolar mais para frente, fazendo exatamente o que diz, "expandindo o universo da série". Mas se você está pensando que ele segue assim, se engana, pois o ritmo vai acelerando e quando chegamos ao final nos sentimos sem fôlego! 

Mas a história continua violenta, com muita agonia no decorrer do enredo e tivemos novos personagens, protagonizando e secundários, alguns gostei mais que outros, o que é normal a meu ver. Uma coisa que eu amei é que teve POV da Viola, então ver a perspectiva dela foi superanimador, pelo menos pra mim! Gostei de ver certo amadurecimento dos personagens também! Isso é muito valioso em tramas assim! 

O final pra mim foi o melhor, deixando uma pegada maravilhosa para o próximo livro, terminando melhor que o primeiro, o que é raro de ser ver.

Tentando não dar spoiler para quem não leu o primeiro livro, Mundo em Caos, leia e depois já pega a sequência, para seguir o raciocínio do enredo!  Eu confesso que esperava esse lançamento antes e as vezes me desanima essa demora entre uma publicação e outra. Mas deu para animar da metade do livro para a frente! 

Share:

1 comentários

  1. Senti esse mesmo desânimo que você pela demora na publicação dessa sequência. Tive que reler os últimos capítulos do primeiro livro antes de começar esse volume para lembrar como tudo tinha terminado!
    Mas adorei tudo o que aconteceu nesse segundo volume e não vejo a hora de ler o terceiro! Espero que não demore tanto!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir