BOOKS || A Vida Secreta dos Escritores (Guillaume Musso)

 Autor: Guillaume Musso
Tradutor: Juliana R. Simões
Editora: L&PM
Série: Não
Temas: Crime, Policial, Suspense, Mistério
1999: após publicar romances cultuados pelo público e pela crítica, Nathan Fawles anuncia que vai abandonar a carreira literária e a vida pública, juntando-se ao rol de escritores reclusos que ocupa a mente dos fãs de literatura. No auge da carreira, ele se refugia em Beaumont, ilha paradisíaca na costa do Mar Mediterrâneo. 
2018: duas décadas depois, Raphaël Bataille, aspirante a escritor e fã de Nathan Fawles, chega a Beaumont para descobrir o paradeiro do seu ídolo. Também desembarca no local Mathilde Monney, uma jornalista suíça que está determinada a desvendar os segredos do autor: por que, afinal, Nathan Fawles parou de escrever histórias? Ao mesmo tempo, ocorre um assassinato misterioso na ilha, que coloca os três personagens em lados opostos de um enredo repleto de mentiras, crimes, traições, paixão e muita escrita.

>>>PRIMEIRA FRASE DO LIVRO<<<

"É o chamado Efeito Streisand: quanto mais tentamos esconder alguma coisa, mais atraímos a curiosidade dos outros para o que queremos dissimular.”

RESENHA<<<

Esse ano quero ler mais escritores franceses e claro que o Musso está na minha lista, um dos autores mais lidos/vendidos na França e o melhor, a maioria dos seus livros são únicos (como não amar?). E aqui temos uma história intrigante, envolvente e eu diria que o final foi ‘brutal’ que até me deixou atordoada, uma ótima leitura e eu já começo recomendando.

A leitura flui numa rapidez incrível e agente nem sente as 200 e poucas páginas passando, aliás, quando termina a gente faz cara de quero mais. O livro traz a história de um escritor que no auge do sucesso resolve que não que mais ser escritor e se muda para uma pequena ilha e não dá mais entrevistas, ao mesmo tempo, um aspirante tenta de tudo para conseguir uns minutinhos com o autor para ter uma ‘inspiração’ e seguir no meio literário e ligando tudo isso temos um mistério (e irei para por aqui).

Personagens bem construídos e cheios de camadas, história com reviravolta atrás de reviravolta, onde cada virar de página nos traz uma nova informação e nos deixa sem chão e ao mesmo tempo querendo mais. Eu diria para não se apegar a ninguém e esperar de tudo um pouco.

O ponto alto e louco do livro com certeza é o final, pois é o grande momento de revelação/ informações chocantes, acredito que foi onde realmente o livro me ganhou, por ser ousado no final. Jamais esperei algumas situações e revelações, acho que nem nas minhas ideias mais loucas pensaria em algo assim.

Para os fãs de suspense e que apreciam uma leitura ágil, intrigante e onde nada é o que parece ser, basta vir. O único problema é que o livro é curto e você vai acabar essa história em um piscar de olhos. 

Share:

0 comentários