BOOKS || A Torre de Nero (Rick Riordan)
Tradutor: Giu Alonso e Regiane Winarski
Editora: Intrínseca
Série: Sim, livro 5 (série As provações de Apolo)
Temas: Ficção, Jovem-Adulto, Aventura, Mitologia
No último livro da série As provações de Apolo, lágrimas, aliados improváveis e um confronto decisivo aguardam o deus mais petulante e adorado do OlimpoNão tem chororô, a jornada de Apolo na Terra acabou! Depois de libertar antigos oráculos, enfrentar criaturas assustadoras, derrotar imperadores malignos e passar por humilhações indescritíveis, o ex-imortal se prepara para sua aventura derradeira entre os mortais. Se quiser retornar ao Olimpo e de quebra salvar seus amigos semideuses, ele terá que derrotar o temido Nero e a arqui-inimiga Píton, que não vê a hora de dominar para sempre o Oráculo de Delfos.Por isso, Apolo e Meg retornam ao lugar onde tudo começou: Manhattan, em Nova York. Lá, terão que se infiltrar na terrível torre de Nero e impedir que o imperador ponha em prática seu plano megalomaníaco de destruição e faça picadinho deles. Com a ajuda dos amigos semideuses, de seres obcecados por chapéus e até da flecha falante mais dramática que existe, eles se preparam para enfrentar uma macabra profecia e seu destino final.Conseguirá Apolo sair vivo desse embate e retornar ao Olimpo?Conseguirá Meg confrontar seu padrasto cruel e manipulador?E, mais importante: conseguiremos sobreviver sem Apolo?
>>>PRIMEIRA FRASE DO
LIVRO<<<
"Quando se viaja por Washington, D.C., é até de se esperar ver algumas cobras com roupas de gente.”
Para conhecer os venenos anteriores, clique:
Livro 2 – A Profecia das Sombras
Livro 3 – O Labirinto de Fogo
Livro 4 – A Tumba do Tirano
Como é um livro de encerramento de série, a gente já sabe o que vai acontecer: ainda teremos alguns monstros para enfrentar, algumas informações serão dadas, as batalhas finais e possível gancho para uma nova profecia e consequentemente uma nova série e o final, onde a gente vê um pouquinho de como todos os personagens que passaram na série estão. É clichê? Super! Mas quem não gosta de um final feliz?
Vejo que após 3 séries ligadas ao mundo grego, Riordan tem sido bom em misturar e aprofundar os personagens e é isso que a gente quer ver. Porque o personagem X apareceu? Será que ele vai ganhar destaque em algum livro ou uma série dedicada a ele? E são essas misturas que me faz voltar sempre e acompanhar esse universo quase sem fim.
Geralmente livros infanto-juvenis não tem a pegada de serem ‘profundos’, mas aqui, eu vou destacar a leitura como reflexiva e um tanto nostálgica. Não só Apolo que faz essas comparações e acaba nos dando o gancho, mas também para nós. Quando certos assuntos caem sobre ele e tem toda uma pequena explicação de mitologia e uma reflexão – talvez não tenha feito a coisa certa...
Esquecendo um pouco o lado emocional, diria que a formula de Riordan está bem batida e uma hora os fãs vão começar a se cansar das mesmas coisas repetidas e tudo que poderia levar entre 2 e 3 livros, ele arrasta para 5 e repete muitas coisas/momentos já descritos em outras séries, inclusive já disse isso em outros livros aqui no blog. Aqui também teve momentos arrastados, personagens que entram e saem sem a gente entender o motivo e algumas cenas corridas. Talvez por ser o último livro, a gente acaba dando uma passada de pano (inclusive essa que vos fala). Mas, seria errado não deixar pelo menos essa observação na resenha.
Bom,
mais uma série finalizada e vamos ver se Riordan vai atacar com alguma
mitologia nova e vai voltar para as histórias que ele já começou....
0 comentários