BOOKS || As Chamas do Paraíso (Robert Jordan)

Autor: Robert Jordan
Tradutor: Rafael Rodrigues
Editora: Intrínseca
Série: Sim, livro 5 (série A Roda do Tempo)
Temas: Aventura, Magia, Fantasia
Depois de uma perigosa jornada ao Deserto Aiel, Rand se consagrou como Aquele Que Vem Com a Aurora, conforme profetizado por seu novo povo. Ter um exército de homens e mulheres extremamente hábeis na batalha deveria ser uma vantagem, mas, conforme se apega aos novos aliados, o Car'a'carn, chefe dos chefes, se sente cada vez mais vulnerável às tramas de seus inimigos. 
Enquanto isso, Nynaeve e Elayne perdem aliadas importantes e ganham uma poderosa inimiga. Após a expulsão de Siuan Sanche da Torre Branca, as duas Aceitas devem tentar encontrar as poucas Aes Sedais que continuam fiéis à sua causa. Porém, Moghedien está à espreita, determinada a capturar Nynaeve em sua teia. 
Em As Chamas do Paraíso, Jordan aprofunda ainda mais seu criativo universo. Antigas instituições caem por terra e novas alianças se formam, pois o Dragão provoca mudanças por onde passa. Heróis lendários se juntam à história no novo volume de A Roda do Tempo, uma das mais extraordinárias séries já escritas.

>>>PRIMEIRA FRASE DO LIVRO<<<

"Elaida do Avriny a’Roihan, sentada diante da enorme escrivania, passava os dedos, absorta, pela estola de sete cores sobre os ombros – a estola do Trono de Amyrlin.”

 

RESENHA<<<
À medida que vou entrando nessa série de livros, mas começo a desejar uma série do que de fato lê-los... até porque são quase 15 livros e não sei se terei paciência ou ânimo para seguir até o fim. Adoro o universo criado pelo autor, mas as histórias são cansativas e alguns personagens – MEU. DEUS. DO. CÉU. Dá vontade de entrar na história e bater nessa gente...rs

A série ainda está dividida, e quando falo isso, falo dos grupos de personagens que se formou para que assim, eles consigam avançar e cada um dentro do seu objetivo, impedir que as profecias aconteçam ou estar no momento certo. Tudo depende da hora que o grupo chega. Com isso, temos capítulos narrados pelos diversos personagens em locais diferentes.

Minha implicância com as meninas, principalmente a Nynaeve vem desde o livro anterior e aqui continua, a garota é chata, arrogante, se acha a melhor e mais experiente e quer dar a palavra final. Acho que se estivesse viajando com ela, uma das duas teria estaria fora da caravana. Simplesmente não tenho paciência e acaba que as outras personagens que têm algo interessante para mostrar.

A história tem muito personagem, muita informação, mas ela não avança. Esse é o sentimento que estou tendo com essa série. Tem muito de tudo, mas a história anda a passos de tartaruga e cada livro são quase 1000 páginas, onde diria que umas 300/350 poderiam ser retiradas e dar uma enxugada em tanta enrolação e conversas desnecessárias.

Temos sim muitos conflitos, desenvolvimento de personagens, pequenas explicações sobre o passado, novos personagens que surgem e como isso influencia o padrão. Como disse, o autor trabalhar maravilhosamente bem em sua obra. O problema é que são detalhes e mais detalhes que poderiam ter sido retirados e deixar a história um pouco mais leve e fluída. Ou focar exaustivamente em um personagem e sua característica irritante e arrastar um livro inteiro com ele desse modo e faz com que a gente pegue ranço de personagem, pois ele explorou a exaustão.

Como disse, continuo firme e forte na série, bem sem pressa de terminar e levando a leitura sem estresse finalizar correndo. Vamos torcer para o próximo ser mais empolgante.

Share:

0 comentários