BOOKS || A Vida Mentirosa dos Adultos (Elena Ferrante)
Tradutor: Marcello Lino
Editora: Intrínseca
Série: Não
Temas: Comportamento, Jovem-Adulto, Romance,
As mudanças no rosto de Giovanna anunciam o início da adolescência e não passam despercebidas em casa. Dois anos antes de abandonar a família e o confortável apartamento no centrode Nápoles, Andrea não se dá conta do que sentencia quando sussurra para a esposa que a filha é muito feia. Essa feiura estética, mas que também indica uma possível falha de caráter, recai sobre Giovanna como uma herança indesejável de Vittoria, a irmã há muito renegada por Andrea. Aos doze anos, a menina vê um rosto no espelho e, embora não compreenda a fundo o peso daquela comparação, sente que algo está irremediavelmente à beira de um abismo.O amor e a proteção oferecidos pelo lar são as primeiras estruturas a desmoronar quando Giovanna decide conhecer a mulher que pode encarnar seu futuro. Os encontros com a tia são o ponto de partida para o embate com inúmeras questões existenciais — é possível pertencer a algum lugar em uma Nápoles de contrastes entre o cinza industrial e sua sociedade rica e instruída? Ou transcender os erros e pecados cada vez mais aparentes de pais outrora perfeitos? Como sobreviver ao despertar do desejo?Ao longo dos anos acompanhamos os percalços da transição da infância protegida de Giovanna a uma adolescência exposta às complexidades daqueles que a cercam, evocando também a possibilidade de levar a vida adulta como nenhuma outra mulher fizera até então. Um romance extraordinário sobre transições, paixões e descobertas.
>>>PRIMEIRA FRASE DO
LIVRO<<<
"Meu pai disse à minha mãe que eu era muito feia."
RESENHA<<<
‘A vida mentirosa dos adultos’ é um livro fluído, com uma narrativa simples e agradável e que tem personagem bem delineados e ricamente pontuados. É impossível não se sentir concertado aos personagens!
Pouco a pouco vamos conhecendo a infância e adolescência de Giovanna. Imagina você escutar seu próprio pai dizer que você está ficando parecida com uma pessoa que ele detesta? Logo seu pai, uma figura que geralmente é amada e admirada. Pois bem, parece que Giovana estava ficando parecida com a tia Victoria, que ela sequer conhece.
Claro que isso despertar uma curiosidade e Giovanna começa a buscar mais informações sobre a tia, sem grande sucesso quando busca por fotos e então isso apenas a motiva ainda mais, fazendo com que ela vá fundo em lugares antes inexplorados e consequentemente desconhecidos.
Um mundo de mentiras, traições começa a se desenrolar diante dela e isso a faz questionar tudo ao seu redor!
A história tem uma misto de sentimentos que irão atingir leitor em cheio. A escrita de Ferrante é um show à parte e merece ser apreciada!
1 comentários
Oi, Andy.
ResponderExcluirEu recebi esse livro pelo Intrínsecos e estou animada para fazer essa leitura.
Bom saber que vale a pena!
Beijos
Camis - blog Leitora Compulsiva