BOOKS || O Mapa do Tempo & O Navio além do Tempo (Heidi Heilig)

Autor: Heidi Heilig
Tradutor: Débora Isidoro
Editora: Morro Branco
Série: Sim, livro 1 e 2 (série The Girl from Everywhere)

Temas: Fantasia, Aventura, Magia, Mundos
Nix é uma viajante do tempo. Ela e seu pai, Slate, velejam a bordo do Temptation, um navio pirata repleto de tesouros. Ao longo do caminho eles encontram amigos, uma tripulação de refugiados do tempo e até mesmo um charmoso ladrão que pode significar muito mais para Nix. 
Tudo que Slate precisa é um mapa certo para viajar a qualquer tempo e lugar, real ou imaginário: seja para a China no século 19; terras vindas direto das Mil e Uma Noites ou até mesmo uma mítica versão da África. Apesar das inúmeras possibilidades, o pai de Nix está obcecado com um mapa específico: Honolulu, 1868 – o ano de nascimento de Nix e a última vez em que ele viu sua esposa viva. E, por uma chance de reencontrá-la mais uma vez, Slate está disposto a sacrificar a tudo e a todos. 
Quando o desejado mapa aparece, Nix vê sua própria existência em perigo e agora deve descobrir o que quer, quem é, e aonde realmente pertence, antes que seu tempo acabe. Para sempre.

>>>PRIMEIRA FRASE DO LIVRO<<<

"Era o tipo de dia de agosto que insinuava as monções, e o ano era 1774, embora não por muito mais tempo." 

RESENHA<<<

Seria possível viajar no tempo? Ainda por cima em um navio? E como isso poderia acontecer e quais as consequências de tais ações? Essa é a premissa da duologia “The Girl From Everywhere” da Heidi.

A mitologia e o que move essa série me pegou desde o início, fiquei empolgada para entender como seria possível se ‘mexer’ pelo tempo e as chances de dar errado (ou certo). A história é narrada por Nix, filha do capitão Slate que consegue viajar pelo tempo com seu navio, ele tem o dom da “Navegação” e está em busca do mapa perfeito para encontrar a mulher da sua vida (mãe de Nix), mas após anos e anos tentando, e vendo seu pai definhar com isso, a relação de Nix é uma mistura de amor e ódio pelo tal mapa e momento.

Como boa adolescente, Nix é corajosa, aventureira, mas também tem certos receios. Essa relação com o pai é bem estranha no início e a gente só começa a entender a importância ou impacto disso na vida da menina, no livro 2, onde a autora se aprofunda nas emoções dos personagens e certas conexões. Por isso, talvez muita gente tenha achado o livro 1 meio confuso, pois aqui, ela vai focar na ideia de viajar no tempo, a tripulação e o que eles vivem nessas situações.

A autora trabalhou os personagens e tentou dar uma base real usando fatos históricos em suas aventuras e isso ajuda bastante a gente pensar “Hum...será que poderia ser possível tal coisa?”, a leitura é fluida e empolgante, mesmo que Slate seja um personagem bem arrogante, as vezes, a interação entre eles (Nix e o pai, e Slate, Nix e tripulação) é boa de se observar e tentar entender, afinal, eles são uma família, mesmo que tenham vindo de lugares diferentes e épocas diferentes.

Já no segundo livro, a autora nos envolve mais nas questões amorosas e no impacto de conseguir o tal mapa. O que irá acontecer se mexermos no tempo? Profecias e informações ‘truncadas’ no anterior são melhor explicadas aqui e isso faz Nix se sentir insegura e temerosa, contrastando com a personagem do livro anterior, mas compreensível. Será que você também não se sentiria impactado se descobrisse que ao encontrar determinado item toda a sua vida pode mudar e incluir você desaparecer?

“Você arriscaria o fim do mundo para fazer a coisa certa?”

A narrativa continua interessante e o acréscimo de novas situações aumenta ainda mais essas discussões e dúvidas já levantadas no livro 1. Gostei muito da duologia, do andamento das situações e personagens e seu desfecho. Ficou com aquele gostinho de queria mais, mas ao mesmo tempo deixou alguns pontos para pensar e refletir em nossas vidas.

Vou indicar a leitura para quem gosta de viagens no tempo e personagens interessantes e sem tantos mimimi, uma leitura rápida e intrigante e claro, além do fato de serem apenas 2 livros e a série já estar completa.

Para comprar:

O Mapa do Tempo

O Navio além do Tempo

Share:

0 comentários