BOOKS || Minha Sombria Vanessa (Kate Elizabeth Russell)

Autor: Kate Elizabeth Russell

Tradutor: Fernanda Abreu

Editora: Intrínseca

Série: Não

Temas: Drama, Ficção, Suspense, Mistério

Elogiado por Gillian Flynn e considerado um dos grandes livros de 2020, o romance de estreia de Russell explora as dinâmicas psicológicas de um relacionamento entre uma adolescente e seu professor. 
Em 2000, Vanessa Wye é uma estudante solitária de ensino médio. Talentosa e com o sonho de ser escritora, Vanessa diz não se importar de ficar sozinha, principalmente quando seu professor de inglês, Jacob Strane, um homem de 42 anos, começa a prestar atenção nela, elogiando seu cabelo, suas roupas e lhe emprestando alguns de seus livros favoritos ― como Lolita, de Nabokov. Antes que Vanessa perceba, os dois embarcam em uma relação e a jovem acredita que o professor a ama e a considera especial. 
Mais de uma década depois, uma ex-aluna acusa Strane de abuso sexual, e Vanessa começa a questionar se o que viveu foi realmente uma história de amor ou se não teria sido ela também uma vítima de estupro. Mesmo depois de tantos anos, Strane ainda é uma presença constante em sua vida. Como ela seria capaz de rejeitar o que considera seu primeiro amor? 
Alternando entre presente e passado, o livro justapõe memória e trauma ao entusiasmo de uma adolescente descobrindo o poder do próprio corpo. Instigante e impossível de largar, o livro retrata com maestria a adolescência conturbada e suas consequências, para refletir acerca de liberdade, consentimento e abuso. Escrito com intimidade e intensidade assustadoras, Minha Sombria Vanessa capta brilhantemente os costumes culturais em transformação que guiam nossos relacionamentos e a própria sociedade.

>>>PRIMEIRA FRASE DO LIVRO<<<

"---"

RESENHA<<<

Olá! 

Sabe um livro difícil de falar? Pois é! Esse livro me arrancou tantos sentimentos guardados que eu nem sabia que ainda estavam aqui. De situações do passado que presenciei e coisas que marcam a vida de um jeito que não tem retorno. 

Para pessoas sensíveis, recomendo que respirem fundo antes de começar essa leitura, pois esse livro não é uma história de amor! Não se enganem! Quem achar que isso é uma história de amor, tem sérios problemas, e precisa refletir e se tratar! 

O livro nos apresenta Vanessa em duas fases de sua vida

Quando adolescente, quinze anos, Vanessa acaba se isolando de todos após uma briga com sua melhor amiga e sabemos bem como adolescentes sentem tudo intensamente, e com Vanessa não é diferente. Porém, ela passa a ter uma atenção especial de seu professor de quarenta e dois anos, tem gente que acha natural e tal. Mas aos quinze anos uma menina, não é madura e nem é certo se envolver com alguém tão mais velho. Algumas coisas podem parecer se encaixar, mas no fundo, é errado, é demais! E assim acabou sendo com Vanessa.

Ela se vê envolvida na lábia de seu professor, um homem maduro e que sabe dizer exatamente o que uma menina precisa no momento certo e com malícia, vai "comendo" pelas beiradas até conseguir aquilo que almeja. O relacionamento dos dois acontece e é intenso e em muitos momentos precisei parar e respirar! Juro! Pois ainda que Vanessa estivesse de acordo com o que estava acontecendo, em outros momentos ela se sentia péssima e errada de certa maneira. Sabe aquela mistura de amor e ódio? É por aí que Vanessa vai se sentindo com relação a Jacob, sei professor.

Quinze anos se passam e Vanessa não é mais uma menina, e várias denúncias começam a brotar sobre abusos cometidos pelo professor Strane. Vanessa, apesar de seus mais de trinta anos, ela não tem uma vida nada organizada e nem uma cabeça completamente "em paz", tem pessoas, no mundo real, que acham que só porque algo foi consentido, foi certo, ou bom! Ao contrário disso, a relação do passado, reflete muito no presente de Vanessa, que colhe as consequências de escolhas que tenham certeza, ela não fez com a razão ou maturidade.

Ela começa a refletir sobre o que viveu com seu professor, se foi uma história de amor, se ela não foi apenas mais uma de suas vítimas que serviram ao seu bel prazer. Vanessa não consegue distinguir o certo e o errado. Ela não consegue aceitar aquela realidade explodindo bem a sua frente, sobre vítimas de abuso e muito menos que ela foi uma vítima daquele para quem ela se entregou e viveu momentos intensos, marcantes e confusos. 

Passado e presente se misturam na vida de Vanessa e pouco a pouco vamos vendo as cicatrizes deixadas por seu passado e esse livro nos faz refletir e pensar sobre nossas próprias histórias e de pessoas que conviveram conosco na adolescência e o quanto, quando jovens, somos inconsequentes, eufóricos, solitários, inclinados a nos meter em situações que nos expõe a sentimentos, traumas e coisas que moldam nosso futuro e marcam.

A autora foi incrível em sua escrita. Ela detalha os cenários, personalidades, e as situações em que os personagens se encontram, chegando a chocar e olha que eu não me impressiono fácil. Mas a história é tão real e tão séria, que incomoda! Dá vontade de gritar, chorar e sacudir Vanessa e salvar ela daquela situação.

Ainda não estou pronta para falar sobre tudo que esse livro me fez refletir e tudo que eu senti. Mesmo após o término da leitura. Está sendo difícil, ele continua na minha cabeça. 

Para comprar: 

Minha Sombria Vanessa

Share:

0 comentários