BOOKS || Matéria Escura (Blake Crouch)


Autor: Blake Crouch
Tradutor: Alexandre Raposo
Editora: Intrínseca
Série: Não 
Temas: Ficção, Mistério, Viagem no Tempo/Espaço
Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca. Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.”
Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade?
Com ritmo veloz e muita ação, Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos, ao mesmo tempo em que comove ao colocar em primeiro plano o amor pela família. Marcante e intimista, seus múltiplos cenários compõem uma história que aborda questões profundamente humanas, como identidade, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos.
>>>PRIMEIRA FRASE DO LIVRO<<<
"Adoro as noites de quinta-feira."

RESENHA<<<
Depois de tecer elogios no outro livro do autor (resenha aqui), finalmente pude ler o primeiro livro dele e apesar de ter sido bom, posso falar que “Recursão” é muito melhor. Talvez porque já sabia dessa ideia dele de romance no tempo/espaço e essas coisas doidas, pois já tinha lido o livro anterior.

Continuamos nas teorias doidas do autor – teoria das cordas, multiversos e física quântica para escrever essa história, mas se você for fã de volta no tempo sabe que vai dar ruim caso você mexa na linha temporal e essa é a base da história. E nos traz uma questão muito importante, você é feliz com a vida que tem? Você gostaria de refazer algumas das suas escolhas?

Na história é isso que vamos acompanhar, o protagonista – Jason Dessen é um professor universitário, casado e tem um filho. Ele sabe que poderia ter tido uma vida melhor caso algumas situações tivessem sido diferentes, mas ele é feliz com a vida que leva. Até que de repente ele é “sequestrado” e acorda em um laboratório.

Nesse lugar, ele descobre que existe a possibilidade de que as várias linhas do tempo/universos existem. Ou seja, se agora você escolheu X, existe um outro universo onde você escolheu Y. Com isso em mente, imagina o tanto de possíveis “você” existem por aí. E nessa ideia de voltar para seu eu certo, ele acaba descobrindo todas suas outras escolhas e como isso pode ser bom ou não.

A história apesar de ter momentos repetidos e algumas coisas meio cansativas, a história segue bem e flui, as teorias são meio complicadas no início, mas aos poucos os personagens vão explicando as teorias e como isso pode ou não ser problemático.

Para mim, o melhor foi a reflexão, principalmente em relação as duas perguntas que fiz acima, no decorrer da história a gente vê outras situações surgindo e mais questões se apresentam. Eu gostei dos personagens, da ambientação e de como as linhas se cruzavam. Talvez o final tenha sido um pouco méh, mas já percebi ser um pouco característico do autor, ele gosta de deixar as coisas em aberto.

Se você gosta de ficção cientifica, coisas de pirar a cabeça, vem nessa leitura e depois leia “Recusão”.

Para comprar:
Matéria Escura

Share:

0 comentários