BOOKS || Mundo em Caos (Patrick Ness)

Autor: Patrick Ness
Tradutor: Edmundo Barreiros
Editora: Intrínseca
Série: Sim, Livro 1 (série Mundo em Caos)
Temas: Distopia, Ficção, Jovem-adulto,
Em um mundo pós-apocalíptico, uma infecção rara e perigosa causou o inimaginável: a morte de todas as mulheres. O mesmo germe fez com que os pensamentos dos homens se tornassem audíveis, e agora o caótico Ruído está por toda parte. É impossível guardar segredos no Novo Mundo.
Todd Hewitt é o único garoto entre os homens da cidade de Prentisstown, e mal pode esperar para se tornar um deles. No entanto, o lugar esconde algo grave, capaz de mudar o futuro de Todd e do Novo Mundo para sempre. A apenas um mês de se tornar homem, um segredo impensável é revelado, e ele se vê forçado a fugir antes que seja tarde demais. Acompanhado por seu fiel escudeiro, o cachorro Manchee, ele empreende uma jornada repleta de perigos e se depara com uma criatura estranha e silenciosa: uma garota. Mas quem é ela? E por que não foi morta pelo germe como todas as mulheres?
Publicado em mais de trinta países, Mundo em caos é o primeiro volume de uma distopia perturbadora sobre os laços que forjamos em situações extremas e traz à tona a infinita insensatez humana diante das diferenças. A adaptação cinematográfica da obra terá Tom Holland e Daisy Ridley como protagonistas. A Intrínseca relança em uma edição especial, com tradução inédita e um conto extra, a série que consagrou Patrick Ness como um dos maiores nomes da literatura jovem.
>>>PRIMEIRA FRASE DO LIVRO<<<
"A primeira coisa que você descobre quando seu cachorro aprende a falar é que os cachorros não têm muito a dizer. "

RESENHA<<<
“Mundo em caos” é o primeiro livro de uma trilogia fantástica, onde a história se passa em um mundo nunca visto antes. O Novo Mundo é um local onde vários colonizadores aterrissaram, mas sem saber o que os esperava. Aparentemente o local já possuía um povo, os spackle, que entraram em guerra com os humanos e liberaram um vírus que mataram todas as mulheres e que, como consequência, fez com os homens passassem a escutar “o Ruído”. 

"Não existe nada além de Ruído no mundo, nada além do pensamento dos homens e dos animais o tempo todo jorrando e jorrando em tudo desde a guerra que foi quando os spacks soltaram o germe do Ruído, o germe que matou metade dos homens e todas as mulheres, incluindo minha mãe, o germe que enlouqueceu os homens que sobraram, o germe que ditou o fim de todos os spackle quando a loucura dos homens pegou em armas." 

O Ruído é a soma de todos os pensamentos de todas as criaturas vivas. É uma cacofonia constante que não deixa de assombrar a vida de cada habitante nem mesmo na hora de dormir. A situação é enlouquecedora e muitos homens perdem a cabeça e aqueles que conseguem lidar com o Ruído precisam encarar o fato de que a humanidade pode estar à beira da extinção. 

“Informação demais se torna simplesmente Ruído.
E nunca, nunca para.” 

É com essa premissa que o leitor é apresentado à Todd Hewitt, o último garoto do povoado de Prentisstown. O povoado é peculiar e Todd, sendo a última criança (eles consideram a pessoa um adulto a partir dos 13 anos de idade) sente-se isolado de todos, com a exceção de seu fiel companheiro, o seu cão Manchee e seus pais, Ben e Cillian. 

Ben e Cillian eram amigos da mãe de Todd e quando ela faleceu, ambos se prontificaram a criar o garoto. Ben tem um jeito mais rígido enquanto que Cillian é o mais carinhoso de todos. Porém, com a chegada da idade adulta de Todd, os dois andam muito tensos e aparentemente, estão escondendo um segredo. 

A trama tem sua grande reviravolta quando Todd encontra nos pântanos alguém que pode colocar todas as suas crenças em questionamento e que fará com que Prentisstown revele a verdade. 

"A esperança pode ser esta coisa que te puxa pra frente,
esta coisa que te faz seguir avançando, mas também é perigosa,
dolorosa e arriscada, e está desafiando o mundo e
quando é que o mundo alguma vez deixou a gente ganhar um desafio?" 

O primeiro livro da trilogia é muito rico em informações e complexidade, pois explica o funcionamento do Novo Mundo. A história também é repleta de aventuras, já que o protagonista e seu fiel companheiro embarcam em uma fuga alucinada do único local que Todd conhece, o que faz com que tanto o protagonista quanto os leitores sejam apresentados a esse mundo fantástico pela primeira vez. 

A história é repleta de personagens intrigantes, alguns com planos obscuros e outros com a mesma necessidade de compreender a verdade como o Todd. O protagonista é jovem e como qualquer um que percebesse que toda a sua vida foi uma grande mentira, passa por momentos de confusão, medo e frustração, mas também demonstra coragem e altruísmo. 

"Não existe o silêncio.
Nem aqui, nem em nenhum outro lugar.
Nem quando você está dormindo,
nem quando está sozinho, nunca."

Share:

2 comentários

  1. Oi, Ká.
    Estou com esse livro aqui na fila e não vejo a hora de conhecer esse universo inusitado. Imagino que, como o primeiro de uma série, vá rolar muita introdução sobre o cenário, sobre o ruído e sobre todo esse mundo sem mulheres... Mesmo assim parece já ter bastante ação!
    Estou animada!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir