BOOKS || Nove Desconhecidos (Liane Moriarty)

Autor: Liane Moriarty
Tradutor: Julia Sobral Campos
Editora: Intrínseca
Série: Não
Temas: Comportamento, Policial, Mistério
Nove pessoas se reúnem em um spa bem distante da cidade. A quilômetros da civilização, sem carro nem celulares, elas não têm qualquer contato com o mundo exterior. Apenas tempo para pensarem em si mesmas e se conhecerem melhor. Algumas estão lá para perder peso, algumas para tentar recomeçar a vida, outras por razões inconfessáveis até para elas mesmas. No meio de tanto luxo e mimo, sucos e meditação, todos sabem que vão precisar se esforçar nos próximos dez dias. Mas ninguém é capaz de imaginar o tamanho do desafio.
Frances Welty, escritora de romances best-sellers, chega à Tranquillum House com um problema nas costas, um coração partido e um corte no dedo extremamente dolorido. Ela logo fica intrigada com os colegas de retiro — a maioria não parece precisar de fato de um spa. Mas quem mais a deixa curiosa é a diretora. Será que ela tem as respostas que Frances nem sabia que estava procurando? Será que Frances deve colocar suas dúvidas de lado e mergulhar em tudo que o spa tem a oferecer? Ou é melhor fugir enquanto é tempo?
Não demora muito para que todos os hóspedes estejam se fazendo esta pergunta.
>>>PRIMEIRA FRASE DO LIVRO<<<
"– Estou bem – disse a mulher. "

RESENHA<<<
Tranquillum House é um resort de luxo que propõe a possibilidade se seus clientes cuidarem da sua saúde de uma forma peculiar. Dez anos antes, Masha, a dona do local, teve uma mudança em seu estilo de vida brutal, pois quase perdeu a vida.

Masha é uma mulher intensa, que realmente acredita naquilo que vende. Para ela, as pessoas no geral são preguiçosas e precisam ser impulsionadas e levadas para o caminho certo para que possam ter o melhor aproveitamento de si mesmos. Analisando as fichas de seus novos nove clientes, ela decidiu implementar um tratamento radical, para que todos eles saiam do resort completamente mudados.

Yao era um paramédico que não se sentia feliz com a sua vida e que ao conhecer Masha, passa a integrar a sua equipe e se torna o braço direito de Masha. É um personagem com uma personalidade mais submissa e muitas vezes é até mesmo ingênuo, que sente a necessidade de agradar.
Os nove desconhecidos são personagens intrigantes, mas alguns acabam se destacando mais do que outros.

“Todos desviaram os olhos do que
 parecia ser um momento
insuportavelmente íntimo.”

Frances é uma escritora de romances que já fez muito sucesso nas décadas passadas, mas que tem dificuldade de adequar sua escrita para a atualidade. Seus romances são castos, do tipo “água com açúcar” e não estão conquistando os leitores. Durante os seus trechos, o leitor observa que a personagem tem uma dificuldade e até mesmo recusa em se atualizar com o mundo e luta constantemente com o próprio envelhecimento, o que pode ser visto em momentos em que Frances discute sobre a vida pessoal das amigas, sobre a menopausa e sobre os arrependimentos do passado.

Temos um jovem casal, Ben e Jessica. Os dois se conhecem e estão juntos desde a época da escola e viviam uma vida bem simples, sobrevivendo de pagamento em pagamento, até o dia em que ganham na loteria. Jessica fica extasiada e acredita que finalmente irá viver a vida que tanto merece e começa a gastar dinheiro despreocupadamente e a implicar com os familiares que tentam se aproximar deles para conseguir lucrar alguma coisa. Mas isso não para por aí. Ela começa a fazer cirurgia plástica atrás de cirurgia plástica e Ben não reconhece mais a esposa, o que começa a abalar o relacionamento deles. Para ele, o dinheiro foi uma maldição e tudo o que ele quer é voltar a trabalhar como mecânico, passear com o seu carro novo (a única aquisição pessoal que ele fez e que realmente importa para ele) e ter a sua esposa de volta, e não uma Barbie emborrachada.

A família Marconi perdeu um de seus integrantes recentemente e Zoe, a filha do casal, sente-se sufocada. Os pais, que já eram protetores, tornaram-se ainda mais cautelosos. Mas para ela, esse não é o real problema. A família não discute abertamente o que aconteceu e cada um carrega consigo uma parcela de culpa e questionamentos. Poderiam os três se reconstruir e tentar encontrar a felicidade novamente?

O livro é recheado de revelações e reviravoltas, característica dos livros da autora, que tem uma escrita bem delineada e viciante.

“O triunfo era tão tangível quanto um troféu,
 sólido e de ouro reluzente
nas mãos de Masha.” 

Share:

1 comentários

  1. Oi, Karini.
    Estou com esse livro aqui na fila.
    Ainda não li nada da autora, mas estou curiosa!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir