TRIP || Mala_O Que Levar [P2]

Segunda parte do post de viagem, se você perdeu o post anterior, clique aqui.


No post de hoje, vou falar de bagagem e dá uma pequena ajuda, mas claro que aos poucos, você vai conseguir montar sua própria mala e as coisas que mais usa. A mala de hoje, eu vou focar mais na parte de bagagem de mão para alguns dias, algo que a gente precisa ter em mente: podemos ir na lavanderia e lavar as roupas – essa dica vale para quem vai passar mais de 20 dias viajando. Faça malas para uns 8/10 dias e lave para usar nos outros 10 dias.

Bom, se você for muito desapegado ou estiver viajando nas companhias lowcost, onde despachar bagagens às vezes sai mais caro que a própria passagem, tem gente que consegue colocar a vida na bagagem de mão (as malas carry-on) e passar pelo menos uns 10 dias. (Já consegui para voos nacionais, ficar entre 4/6 dias e levar apenas uma mala carry-on, mas confesso que é bem difícil. Principalmente na hora da escolha das roupas).

O blog Nós no Mundo fez um ótimo resumo de como levar uma bagagem enxuta e mesmo que você não viaje apenas como a mala de mão como ela faz, a regra do MENOS. SEMPRE. É. MAIS. É muito importante na hora da viagem. Nada de levar coisas que não combinem, peças de tecidos muito delicados ou roupas que apenas podem ser utilizadas uma única vez – como as peças brancas. Isso ajuda a pensar em uma mala mais leve e prática. Principalmente se você for andar em trens/metrôs/ferryboats, pois nesses lugares é você quem carrega a mala, aí se ela for enorme e pesada, lascou.

Mas se você quiser tentar a sorte ou começar a aprender a ser desapegado, segue o básico para 10 dias de acordo com uma média que vi pela internet:
Mala Básica:
- 4 blusinhas sem manga
- 4 camisetas de manga curta
- 1 blusa térmica de manga comprida (segunda pele)
- 1 casaquinho
- 2 shorts
- 1 saia
- 2 calças jeans
- 2 calças casuais
- 1 vestido
- 1 pijama
- Roupas íntimas
- 1 chinelo
- 1 sapatilha
- 1 rasteirinha
- 1 lenço
- Roupas de praia (canga, biquíni, sunga, saída de praia)
- Roupas de inverno (casacos, calças mais resistentes, blusas de manga)
- Nécessaire

Nécessaire:
- Shampoo e condicionador
- Protetor solar/labial
- Desodorante
- Produto para lentes de contato e um par de lentes extra + colírio (se você usa lentes de contato)
- Hidratantes corpo/rosto
- Sabonetes corpo/rosto
- Pasta, escova de dentes e fio dental
- Lixa de unha, cotonetes e escova para o cabelo

Se for verão:
- 2 calças jeans;
- 1 calça leve mais esportiva;
- 7 a 10 Blusas - variando entre malha, umas 2 de tecido e de manga longa, mas optando por tecidos que não amassam.
- Sapatos: 1 sapatilha, 1 tênis, 1 sandália baixa e 1 chinelo de dedo. A sapatilha você viaja e depois pode usar para quando quiser ficar mais arrumadinha. O tênis é para os dias que for anda muito.
- Vestidos – uns 3 – porque não dá muito para repetir, mas se você não estiver encanada com isso, leve mais uns 3 e diminua uma calça.
Substitua uma calça por bermuda se for para um local muito quente. Ex.: se for EUA no verão, leve uma única calça!

Acredite, você não precisa de nada mais que isso. Além disso, você acaba sempre comprando algo.

Se for inverno na Europa/Estados Unidos
O mesmo acima, só que nada de sandália. Fica a sapatilha, chinelo de dedo e 1 tênis. Aí acrescentaria uma bota. Além disso:
- Um único casacão de frio, você não precisa de mais que um, mas caso queira mais um, opte por um que fique enroladinho e pequeno (parece um mini saco de dormir).
- Meia calça grossa e blusa segunda pele também.
- Blusas: 5 blusas de linha (casaquinho de lã) e 7 blusas de tecido de botão.
- Levaria uns 6 lenços para o pescoço fica elegante e você tem a sensação de estar bem arrumada e quentinha.

O pulo do gato
O grande lance está em variar:
- Bijuterias
- Anéis, brincos, colares;
- Lenços no pescoço;
- Óculos escuros;
- Chapéu ou boné.

Especialistas em viagens dizem que em uma mala de mão é possível levar roupa para 10 a 15 dias e o restante a gente realmente não vai utilizar. Por mais que pense que seja impossível/mentiroso, no final acabo verificando que sempre levei mais coisas do que realmente usei. Uma boa dica é fotografar o que você está levando na mala e ir verificando o que você usa mais ou não usa e ir anotando. Assim você terá sua própria mala padrão (ou seja, aquelas peças que nunca podem faltar na sua mala, pois é certo que irá usar e também já sabe o que você raramente usa em viagens ou só usa apenas 1 vez).


Outra dica importante é na questão da arrumação. Colocar tudo em sacos/separar as roupas por tipo ajuda e muito. E o seu mundo vai melhorar bastante se você utilizar aqueles sacos a vacum, sério, a mala simplesmente dobra de tamanho. E em qualquer hotel, eles vão te emprestar um aspirador de pó.

Apesar de saber que tem muito mais dicas para meninas do que meninos (mas as meninas são piores para arrumar a mala, dá para seguir a ideia para os meninos)

No dia da viagem...
- Fotografe o conteúdo da mala antes de fechá-la. Assim fica fácil saber posteriormente se algo foi esquecido ou furtado.
- Identifique a bagagem, inclusive a de mão – muita gente esquece bolsas em salas de embarque ou dentro do avião

- No post tem algumas dicas/imagens do Pinterest de como arrumar a mala e também do que levar, caso queira conhecer outros, use a palavra TRAVEL!

Share:

2 comentários

  1. Oi, Andy.
    Acabei de salvar esse posts nos meus favoritos.
    É sempre bom estar com ele fácil para a hora em que eu for arrumar as malas!!
    Costumo viajar com pouco já, mas amei essa listinha! Super prática!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, no início é difícil saber o q temos de levar, aos poucos a gente monta nossa própria mala...rs

      Excluir