BOOKS || A Catedral do Mar (Ildefonso Falcones)

Autor: Ildefonso Falcones
Tradutor: Cristina Cavalcanti
Editora: Intrínseca
Série: Não
Temas: Romance, Aventura, Ficção
O best-seller mundial que inspirou a nova série da Netflix Saga com mais de 6 milhões de exemplares vendidos apenas na Espanha e que inspirou a série homônima disponível na Netflix, A catedral do mar acompanha a vida de Arnau Estanyol. Filho de um servo que escapa dos abusos de seu senhor feudal e se refugia em Barcelona, Arnau tem a vida marcada pelo trabalho árduo e pela devoção à Virgem Maria. A fé liga sua história a um dos principais templos da Catalunha ― Santa Maria do Mar ―, e a igreja do povo se torna ela mesma um personagem à medida que Arnau acompanha sua edificação. De fugitivo a um dos mais respeitados membros da comunidade barcelonesa, ele acaba se aproximando de perigos cada vez mais intensos, como a temida figura da Inquisição. Mas a bondade do homem para com seus colegas de trabalho, clientes e até mesmo aqueles considerados párias ― como mouros e judeus ― acaba levando-o longe, ainda que frente a tantos conflitos. De forma raramente encontrada na literatura, A catedral do mar descreve o sistema medieval em detalhes, abordando tanto a arquitetura e a cultura da Barcelona da época quanto suas complexidades jurídicas e financeiras. Ao escrever com evidente paixão sobre um dos períodos mais complicados da história da Catalunha, Ildefonso Falcones construiu este romance épico que se tornou um dos maiores best-sellers recentes da Espanha.
>>>PRIMEIRA FRASE DO LIVRO<<<
“Quando ninguém parecia prestar atenção nele, Bernat levantou a vista para o nítido céu azul.”

RESENHA<<< 
Catedral do Mar é um daqueles livros que nos traz uma receita já conhecida e cheia de clichês, mas aqueles clichês que costumamos amar.

A história se passa no início do século XIV misturando fatos reais como o final da época medieval, nos trazendo uma construção de cenário crível e muito bem detalhada. Somos transportados à essa época e conhecemos Aranau. Temos um cenário marcado por muitos conflitos de guerra e muitas tragédias marcantes, além de detalhes sobre a vida de cada personagem que surge e engrandece a trama. Em certo ponto a leitura me incomodou um pouco por trazer excesso de detalhes e faltar aquela coisa mais poética que costumo ler.

A trama segue seu rumo com a construção da Igreja de Santa Maria do Mar e com ela a vida de Aranau sendo desenrolada. Essa história foi dividida em quatro partes; servos da terra, servos da nobreza, servos da paixão e servos do destino. 

Eu gostei muito do personagem Aranau, ele é desses personagens que amamos de cara, seu jeito, caráter, atitudes, tudo nele encanta. Ele é um personagem que apesar de ser bondosos, generoso e etc. vive uma situação conturbada desde o seu nascimento já que como filho de um servo, o senhor feudal faz questão de obrigar que se cumpra tudo "que tem direito", uma dessas coisas é o direito de dormir com a noiva antes mesmo do marido, algo que choca, revolta e dá vontade de entrar na história e dar uma lição nesse senhor.

Esse enredo é muito rico em retratar toda a época da aristocracia em todo seu auge de poder e exploração. Ou seja, o lado que muitas vezes não é retratado com tanta veracidade ou "paixão" em dizer a verdade.

Bom, poderia ficar aqui dando detalhes e falando e falando. Mas acho melhor vocês conferirem por si. Além do livro, como visto na capa do mesmo, temos a série da Netflix. Então não tem desculpas para conferir essa história incrível em muitos sentidos.

Beijos.

Share:

2 comentários

  1. Oi, Karini.
    Estou doida para ler esse livro porque só vi elogios até agora!
    Já está na lista de desejos!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou doida pra ler esse livro, só vejo muita gente falando super bem dele e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi isso tudo que dizem.
    Bjs

    ResponderExcluir