MOVIES || Para Todos os Garotos que já Amei

Título no Brasil: Para Todos os Garotos que já Amei                                                                         
Título Original: To All the Boys I’ve Loved Before
País de Origem:  EUA
Gênero: Aventura, Romance, Jovem-Adulto
Duração: 129mim
Estreia no Brasil: 17/agosto/2018
Direção: Susan Johnson
Imagine se todos os seus crushes descobrissem a sua paixão por eles, e todos ao mesmo tempo! É o que acontece com Lara Jean Song Covey quando as cartas de amor que ela escreveu para cada garoto que já amou acabam sendo misteriosamente enviadas. É uma adaptação do best-seller de Jenny Han.
Sinopse do livro - Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
RESENHA <<<

Quanto tempo não falava de um filme por aqui, mas fico contente de falar desse filme, afinal, o livro foi um queridinho (os livros, melhor dizendo) e fiquei feliz em ter sido transformado em filme pela Netflix.

Antes de fazer essa resenha fui lá conferir o que tinha achado de cada um dos livros e consequentemente a evolução dos personagens e o que tinha gostado ou não. E claro que eu entendo que livro é livro e filme é filme, mas impossível a gente não fazer comparações quando já leu de onde o filme foi baseado ou quando é ao contrário (ver o filme primeiro e depois ler o(s) livro(s)), entender melhor algumas coisas que passaram despercebidas.

De certa forma, no primeiro livro achei a Lara Jean muito chata, mas depois ela amadureceu, no filme essa parte ‘chata’ foi retirada e praticamente já começa mostrando o lance das cartas e todas as confusões que isso trouxe na vida dela. Não sei se teremos uma continuação, para quem leu dá a impressão que contaram as coisas do livro 1 e um pouco do 2, mas poderia fazer um segundo filme para colocar mais coisas e falar do livro 3. Mas caso não tenha continuação, o final ficou bacana desse jeito. É um filme de adolescente, falando do primeiro amor. Nem sempre tem de contar até as pessoas ficarem velhinhas...rs

Porém, confesso que muitas coisas ficaram de fora, o relacionamento das irmãs e até com o próprio pai ficou bem aquém do que é mostrado no livro, aí nesse ponto vejo que a personagem da Margot quase poderia ter sido retirado da história porque ela não cumpriu o papel que tinha no livro, mas ok, quiseram manter a trama. Até mesmo a irmã mais nova Kitty aparece bem pouco. A família tem uma grande importância no livro, mas aqui ficou em 2/3/4º plano.

No filme da Netflix, o foco foi a confusão das cartas e tudo que trouxe junto à isso, saber que alguém leu algo que era particular e claro, o namoro com Peter, dentro da 1h30 mim que tem o filme, retirar as partes chatas e focar no lado mais divertido foi a coisa óbvia, pois mesmo nos livros 1 e 2, me peguei escrevendo que tinha muita enrolação, então é obvio que não tem sentido ficar enchendo linguiça em um filme. Que eu gostei bastante e cumpriu o seu papel.

Ou seja, o filme é um amor, vale ver e mesmo com as diferenças, a parte central está lá. Mesmo que não leu os livros vai entender a história, e se depois quiser ler os livros e quiser se aprofundar em algumas questões que o livro levanta e o filme não, vai ser feliz.

Convido vocês à lerem as resenhas que fiz dos livros, clique aqui.

Share:

4 comentários

  1. Oi, Andy.
    Tive o prazer de ver esse filme em uma pré-estréia e saí da sessão novamente apaixonada pela Lara Jean!! Rs... Eu tinha adorado os três livros da série e mesmo com seus altos e baixos, acho que é uma das minhas histórias adolescentes queridinhas!!!
    Claro que a gente sabe que nunca vai encontrar tudo o que tem no livro em uma adaptação, mas acho que a Netflix acertou com esse filme!!
    Gostei muito das atuações e acho que foi um resumão bem feito!!! kkkk
    Se não tiver continuação, valeu esse final!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, apesar de sempre ter mais coisas no livro do que no filme, fiquei feliz com o que foi mostrado e se não tiver um 2, fiquei feliz com o final. Acho que representou bem a essência do livro e todos que não leram vão entender.

      Excluir
  2. Oie,
    Estou louca para assistir esse filme, cada dia mais ansiosa, porém não tive tempo. Dessa semana não passa.
    Não li os livros ainda, e confesso que por agora não vou ler, quem sabe em outro momento.
    Beeeijoo!!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para assistir de boa sem ter lido, mas se vc tiver oportunidade, leia os livros sim ;)

      Excluir