BOOKS || Adeus, Tóquio (Cecilia Vinesse)

Autor: Cecilia Vinesse
Tradutor: Aline Klesck
Editora: Globo Alt
Série: Não
Temas: Jovem-Adulto, Relacionamento, Comportamento
Sophia tem apenas uma semana em Tóquio antes de voltar a morar nos Estados Unidos. Sete dias para dizer adeus à cidade que a acolheu e que lhe deu seus únicos amigos: Mika, uma menina completamente louca e inquieta, e David, por quem ela mantém uma semi secreta atração.
Para tornar a situação ainda mais difícil, Jamie Foster-Collins, um garoto com quem Sophia teve um grande mal entendido no passado, está de volta ao Japão, atrapalhando todos os seus planos para os últimos dias antes da despedida.
Entre caraoquês, comidas exóticas e cabelos coloridos, Sophia inicia a contagem regressiva do tempo que ainda resta para resolver todas as questões emocionais que a mantém ligada a essa cidade viva, elétrica e tão apaixonante.
>>>PRIMEIRA FRASE DO LIVRO<<<
“No começo do verão, eu tentava me manter acima de toda aquela situação de mudar de continente, lembrando a mim mesma que ainda tinha tempo.”

RESENHA<<<
Uma história singela, cheia de coisas bacanas e com milhares de informações e sensações de bons momentos. ‘ADEUS TÓQUIO’ é uma mistura de todos os sentimentos, quando se deixa uma cidade, quando vamos para outra, os amigos, a família, o querer se aventurar e partir ou ficar e nunca tentar.

Nossa protagonista está se despedindo de Tóquio após morar anos na cidade, a mãe vai voltar para os Estados Unidos e agora ela precisa aproveitar todos os momentos finais. Mas, engana-se quem pensa que o livro terá muita diversão e a filosofia de ‘vamos curtir a vida adoidado’, o livro fala dessa mistura de sentimentos. Principalmente com a perda dos amigos, a relação da família (ela no caso mora com a mãe e o pai em Paris), o não pertencer aos Estados Unidos já que mesmo sendo americana ela morou muito tempo em Tóquio.

O livro tem uma linguagem fácil e leve, e ele traz a tona todos os sentimentos acima mencionados, mesmo sendo na visão juvenil, as situações vividas pela protagonista afetam qualquer um que tenha ido fazer desde um intercambio ou foi morar em outro estado/país. Sempre fica a saudade, aquele medo que a gente não sabe se vai dar certo, o desejo de fazer a coisa ser boa e ao mesmo tempo aquela vontade de não deixar ninguém para trás.

Os amores e dissabores vividos no livro trazem todo o conflito de uma forma bacana, não é carregado ou cansativo de ler, você se sente perdido junto com a protagonista, mas não depressivo ou triste, são fases, ela entende isso, mas mesmo assim doí deixar algo para trás.


O enredo flui e a narrativa também, espere encontrar muitas coisas legais, muitas brigas e desencontros adolescentes e claro, tem um passeio incrível por uma cultura diferente da nossa. Então, vale a pena a gente se divertir por Tóquio e pelos dramas da protagonista.

Share:

1 comentários

  1. Oi, Andy!
    Achei a história adorável e vou procurar por esse livro!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir