BOOKS || Agora e Para Sempre, Lara Jean (Jenny Han)

Autor: Jenny Han
Tradutor: Regiane Winarki
Editora: Intrínseca
Série: Sim, livro 3 (série Para Todos os Garotos que já Amei)
Temas: Jovem-Adulto, Romance, Comportamento, Relacionamento
Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta.
Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás.
Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?
>>>PRIMEIRA FRASE DO LIVRO<<<
“Gosto de observar Peter quando ele não sabe que estou olhando.”

RESENHA<<<
Final da trilogia ‘PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI’, para conhecer sobre os livros anteriores, clique:

Eu ainda não sei o que falar da história. Ela foi lindinha? Com certeza, mas de fato precisava deste livro? Ainda não sei. Não entendam a resenha como algo ‘odiei cada minuto’, mas analisando de forma prática, este último livro foi aquele para encher linguiça e contar um pouco mais do dia a dia da protagonista – que nunca teve nada demais, vamos ser sinceros aqui.

A história teve a leveza e a simplicidade que foi apresentada nos outros livros. A protagonista é uma fofa e manteve seu jeitinho até o final. A família dela é doida e divertida e tem seus problemas como todas as outras. Eu diria que a Lara é gente como a gente.

Mas aqui, ela passa uns 30% do livro fazendo cookies, bolinhos, comidas e quase nada acontece de fato. Ela fala com as irmãs e fala de faculdade e comenta sobre a vida. Não tem um enredo sólido. É nisto que quero me apegar aqui. Não vi porque fazer um livro com tão pouco conteúdo, um conto teria sido um extra maravilhoso e a gente não ia sentir essa sensação de que o tempo na história não passa.

Para mim, este livro foi apenas como uma despedida, sabe? A autora/editora viu uma boa oportunidade para esticar a série e sabia que os fãs iriam comprar a ideia. Os dramas e situações vividos nos anteriores são comentados ‘en passant’ por aqui, muito pouco mesmo e focou em casamento, faculdade e ‘como me despedir da minha casa’.

Até mesmo as divagações dela com Peter soam fracas e sem graça em muitas partes do livro, tipo o relacionamento caiu na rotina e não temos mais nada para contar. Percebemos muitas coisas assim durante muitas páginas.

Fecho a história com um sentimento bom, foi ótimo passar alguns momentos a mais com Lara, Peter, suas irmãs e alguns acontecimentos, mas não vi necessidade de um livro apenas para contar tão pouca coisa e dar a sensação de que falta algo ou a história não teve conteúdo. Um conto teria sido ótimo dentro do que foi apresentado.


Mas claro, quem leu os dois primeiros deve se despedir de Lara Jean adequadamente e ler este aqui.

Share:

0 comentários