POISON QUICKS || Habitica

Eu já contei aqui sobre arrumação/organização e a cada ano ou a cada nova dica, lá estou eu tentando ir além, melhorar, me aprimorar. Não que o método X seja melhor ou pior que o Y, a verdade é que cada pessoa tem um método que lhe cai melhor e vai da gente descobrir qual é este método.

Para vocês terem um pouco mais de ídeia do assunto, começo deixando alguns links:

Eis que esse site surgiu na minha timeline muito aleatoriamente, primeiro por alguma dessas páginas que sigo e nem dei bola (leia, nem quis entrar para ver o que era) e depois uns 2 ou 3 amigos postaram o link novamente e pensei, porque não ir conferir? Se for bom, ok...se for ruim, já deleto logo.


Hoje vou apresentar para vocês o ‘HABITICA’, um site que mistura o RPG com organização, numa versão super hiper simplificada do método GTD (Getting Things Done) e se você quiser conhecer mais do GTD, basta ir conferir no site ‘Vida Organizada’, que explica o tin tin por tin tin da coisa e de forma simples.

O GTD para mim é um passo super além, anoto as coisas, mas parece que elas fogem e simplesmente passo o dia todo com aquela sensação de que estou esquecendo de fazer algo ou que só fiz as coisas pela metade... E sim, também tem o problema da procrastinação. Por isso que o Habitica tem me ajudado, ele me lista (ou melhor, eu listei as coisas que preciso fazer) os itens e eu fico olhando o dia todo o que preciso fazer, aí fica difícil de esquecer/não fazer.

O Habitica tem a parte de RPG, que não vou entrar no mérito hoje, fica para uma parte 2 e tem a parte de organização, que para mim é a grande sacada.

Na tela principal – TAREFAS – temos 4 colunas:
HÁBITOS – TAREFAS DIÁRIAS – AFAZERES – RECOMPENSAS

Minha tela com Tarefas, Hábitos e Afazeres


A mais importante para mim são as TAREFAS DIÁRIAS, são itens que se você não fizer, te faz perde pontos de vida e os pontos de vida são o lembrete que você não cumpriu algo. Aqui é para você colocar as tarefas que você faz diariamente, ou seja, ir trabalhar / escola / curso / algo que você esteja estudando / leitura /arrumar algo. A média para tarefas diárias é algo entre 5 a 10, mais do que isso pode ficar difícil de administrar e você se perder, pois não vai conseguir cumprir suas metas diárias.

Por exemplo, evite dividir suas tarefas a coisas muito detalhadas, assim ao invés de escrever trabalhar, você escrever – ler e-mails / falar com chefe / produzir X / comprar almoço – com isso, você está abrindo muito as tarefas e desviando do foco. Seu foco diário era ir trabalhar, se você precisa detalhar mais a sua vida profissional ou ser mais organizado, sugiro um planner ou fazer uma lista de tarefas.

Aqui você pode colocar os dias que você faz algumas tarefas. Por exemplo eu tenho um curso de línguas somente aos sábados, então apenas aos sábados aparece este curso na minha grade de tarefas diárias. Outro exemplo se você só trabalha de segunda a sexta não tem porque aparecer para ‘ir trabalhar’ sábado e domingo. Então, marque quais os dias que você deseja que aconteçam e quando aquela tarefa irá começar.

Depois, na escala de importância, eu diria que são os AFAZERES, são coisas pontuais que você precisa fazer, mas será feito apenas uma vez. Comprar material escolar / terminar de ler o livro X / Fazer compras / Me inscrever no curso Y. Você pode dividir os afazeres em listas, isso é uma boa técnica para todo mundo. Ao invés de estudar toda a matéria de Química por exemplo, você pode dividir os afazeres em; Terminar Capítulo 1 – Química / Terminar Capítulo 2 – Química e assim por diante e colocar tudo na lista Leitura ou Estudo e se você tiver que estudar outras coisas pode usar a mesma lista. Fica mais fácil de achar depois ou ver o progresso.

Aqui também dá para colocar a data limite de um afazer. Ele fica anotado e quando aquele dia chegar, ele fica marcado em vermelho, como se gritasse ‘aqui, você não terminou um afazer’. Dá para organizar os afazeres por datas limites, assim algo que você só precisa se lembrar em junho, não tem porque ser um dos primeiros da lista por exemplo.

Na terceira coluna, temos os HÁBITOS. Como o nome diz é para tentarmos fazer aquilo. Não é uma obrigação, mas seria bacana fazer. Nos hábitos cada tarefa tem um sinal de (+) ou (-) e a ideia dele é se você faz algo positivo, você clica no mais, se burlou ou esqueceu, clica no menos.

Comer comida saudável – se eu comi bem e saudável o dia todo, no final do dia vou lá clicar no +, mas se de repente eu como um sanduiche gorduroso tenho que clica no -. Outros hábitos bacanas a considerar; Manter quarto arrumado / ler um capítulo por dia / exercitar-se / manter caixa de email zerada / ler algo relacionado ao trabalho/estudo

E por último, temos as RECOMPENSAS, são valores em moeda do jogo para fazer algo. Cada vez que você cumpre suas tarefas diárias ou afazeres você ganha moedas e aqui você pode se dar uma recompensa bacana. Tipo, ver um episódio de alguma série / comprar um livro / jogar videogame.

A ideia é usar as moedas para esses ‘prazeres’ para que a gente fique motivado a fazer as tarefas diárias, assim terei $$ para realizar as coisas que gosto. Mas esta não é a parte mais importante das tarefas, é uma espécie de incentivo, até porque as moedas também valem para o RPG.

A medida que a gente vai cumprindo com as tarefas, elas passam a valer mais, pois ficam numa espécie de combo, então enquanto você não ‘perder’ a tarefa, você vai ganhando mais experiência e moedas e acaba sendo um bom comprometimento em tentar fazer as coisas. Adoro quando minhas tarefas têm muitos dias de sequência.

Mas Andy, posso burlar o joguinho e dizer que fiz algo que não fiz? Claro que pode, é um joguinho, não é algo soberano, mas do que adianta marcar que você fez algo que não fez? Na sua mente ele irá aparecer como finalizado, mas não foi feito. A ideia aqui é criar o habito de ver as coisas que devemos fazer e acabamos esquecendo por algum motivo ou porque não listamos as coisas, ou porque escrevemos em qualquer pedacinho de papel e perdemos.

Dizem que qualquer coisa só vira hábito depois de 21 dias, estou ‘jogando’ o habitica há quase 2 meses, teve momentos que esqueci de fazer tarefas ou perdi prazos, mas ficou lá me avisando, perdi experiência ou não tinha moedas para ver minhas séries e isso fez com que começasse a prestar mais atenção nas coisas e realmente fizesse logo as coisas, principalmente as mais simples.

O Habitica é para um início, um primeiro passo. Se vocês tentarem e derem certo, deixem seus comentários dizendo as coisas boas e as ruins.

Nos próximos pots começo a falar mais das cores e do RPG em si.


>>> Já conhece as outras redes sociais do blog? Clique e seja bem-vindo <<<

Share:

0 comentários