POISON MOVIES || Un Peu, Beaucoup, Aveuglément [Encontro às Cegas]

Em 11 fevereiro 2016

Título no Brasil: Encontro as Cegas                                                                               Título Original:  Um Peu, Beaucoup, Aveuglément
País de Origem:  França
Gênero: Comédia, Romance, Relacionamento
Duração: 90mim
Estréia no Brasil: ---
Estúdio/Distrib.:  ---
Direção:  Clovis Cornillac
SINOPSE: Ele é inventor de quebra-cabeças. Comprometido em corpo e alma com o seu trabalho, só pode se concentrar com o silêncio. Ela, exímia pianista, não pode viver sem música e tem que se preparar para um concurso que poderia mudar a sua vida. Ambos deverão coexistir sem se ver. (fonte: My French Film Festival)


O terror de todo mundo que faz línguas (exceto quem faz inglês) é que a gente quase não acha material ou seriado ou músicas para praticar. E isso sempre foi muito preocupante para mim, por isso que sempre que tinha algum seriado ou filme em francês (a língua que faço), assistia, mesmo quando não sou tão fã, me dá a possibilidade de aprender a pronuncia e treinar a escuta.

Por isso, quando a Aliança Francesa colocou à disposição o ‘My French Film Festival’, eu corri para ver alguns filmes e documentários disponíveis, eles seriam com o áudio em francês e a legenda com algumas opções de línguas (tem em português, é o de Portugal, mas vale).

Um dos filmes que vi e achei bem interessante foi ‘Un Peu, Beaucoup, Aveuglément’ ou ‘Encontro às Cegas’ nome em português do filme. A história é doida, mas divertida. Um apartamento foi dividido ao meio e por isso o barulho é um grande problema. O morador de um dos lados trabalha em total silêncio e concentração e a nova vizinha é uma pianista e precisa praticar. A confusão está armada.

Mas vale lembrar que a maioria dos filmes franceses não falam apenas de comédias ou romances, sempre tem uma alfinetada em outros assuntos e lindas paisagens francesas. A alfinetada aqui tem a ver com a questão de solidão, apesar de vivermos em cidades cada vez maiores, parece que nos encontramos menos com as pessoas e passamos mais tempo online do que no ‘cara a cara’, além de outros detalhes envolvendo as questões de relacionamento.

O filme tem ótimos momentos divertidos, principalmente quando os protagonistas se conhecem, eles não se dão bem e a barulheira é infernal. Típico de quem já teve problemas com vizinhos por causa de barulhos, mas aos poucos as pessoas vão mudando e nesta evolução não apenas a relação entre os dois melhora, mas também, eles mesmos melhoram, evoluem e passam a ver a vida de forma mais interessante.

O site do ‘My French Film Festival’ com filmes e documentários franceses fica disponível até dia 18/fev/16, então dá tempo de assistir esse filme que indiquei e alguns outros.
Uma dica, se forem assistir, deixem apenas a aba do filme aberta, muitas abas abertas acabam deixando a transmissão mais lenta.

>>> Já conhece as outras redes sociais do blog? Clique e seja bem-vindo <<<