BOOKS || Para Todos os Garotos Que já Amei (Jenny Han)
Autor: Jenny Han
Tradutor: Regiane Winarski
Editora: Intrínseca
Série: Sim, livro 1 (Série Para Todos os Garatos Que Já Amei)
Temas: Jovem-Adulto, Romance, Relacionamento,
>>>PRIMEIRA FRASE DO LIVRO<<<Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
“Eu gosto de preservar coisas.”
RESENHA<<<
Vou começar com as explicações do fim do livro e volto aos poucos falando de outras coisas. Claramente a gente percebe o crescimento da personagem, ela é a filha do meio, ficando ofuscada pela irmã mais velha, que assumiu as coisas depois da morte da mãe e a mais nova que é criança e devido à morte da mãe é como se ela pudesse fazer tudo porque a mãe morreu.
Lara Jean é uma personagem chata no início do livro, mimada, sem saber se definir, chata, as vezes ela parecia e agia mais como a irmã mais nova do que a do meio, em alguns momentos me perguntava quem era a adolescente mesmo, no início tive muita antipatia por ela, típica personagem que quer que os outros resolvam as coisas para ela, seja por preguiça, medo ou insegurança.
A virada dessa vida monótona é quando as cartas são enviadas para os meninos que ela já gostou, quero deixar bem claro que quem mandou as cartas é muito fácil de ser percebido, e até acho que foi meio bobo essa parte, parece que a autora tinha uma ideia – uma menina ‘boba’ que precisa de um sacode e isso será resolvido a medida que ela precisa ir atrás dos garotos das cartas – mas ela não tinha essa ligação entre a Lara de antes e a de depois, e eis que surgiu esse lance das cartas e quem as enviou.
Mas concordo que depois do envio, a personagem melhorou bastante, seja pela questão com a irmã mais nova e o pai, que como uma grande parte dos parentes retratados nos livros YA praticamente não convivem com os filhos e aqui não é muito diferente, não que o pai dela seja uma pessoa ruim, mas claramente é como se ele fosse mais ‘fantasma’ do que pai, ou melhor, um melhor amigo.
Os momentos de Lara e Peter são os mais interessantes e confusos, exatamente como tudo é nessa fase, os sentimentos, as ideias, os ciúmes. Tudo é exagerado, para o bem ou mal e isso trouxe a alegria e leveza que durante a primeira parte do livro faltava, a gente percebe a evolução dela, como ela passa se comportar e a descobrir quem ela é. Inclusive em relação aos sentimentos.
O final do livro é bem bonitinho e tem uma certa reviravolta, já que durante muitas páginas achamos que ela sempre oi afim de um cara ou que ficaria com ele, mas coisas acontecem, tanto boas quanto ruins e de repente a gente percebe que nada na vida é assim, certinho, planejado e autora conseguiu colocar isso de uma forma simples, mas bacana, a leitura flui e a gente acaba lendo rapidamente porque quando o enredo melhora a gente quer saber como ela vai sair dessa confusão e se irá sair. Afinal, todo mundo torce por um final feliz ;)
Próximos Livros:
Livro 2 - PS: Ainda Amo Você
Livro 3 - Agora e Para Sempre, Lara Jean
Próximos Livros:
Livro 2 - PS: Ainda Amo Você
Livro 3 - Agora e Para Sempre, Lara Jean
0 comentários