POISON BOOKS - Inocência? (Gail Carriger)

Em 13 abril 2015
Autor:  Gail Carriger
Tradutor: Fabiana Colasanti
Editora: Valentina
Série: Sim, livro 3 (série Protetorato da Sombrinha)
Temas: Adulto, Steampunk, Lobisomens, Vampiros, Magia, Sobrenatural
SINOPSE - Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Ao abandonar a residência do marido e se mudar de volta para o lar de sua terrível família, Lady Maccon se tornou o escândalo da temporada em Londres. Além disso, a Rainha Vitória dispensa Alexia do Conselho Paralelo, e a única pessoa capaz de ajudar a esclarecer os fatos, Lorde Akeldama, inesperadamente deixa a cidade. Como se não bastasse, Alexia é atacada por joaninhas mecânicas assassinas, indicando – como apenas joaninhas são capazes de fazê-lo – o fato de que todos os vampiros londrinos estão muito interessados em vê-la rigorosamente morta. Enquanto Lorde Maccon concentra seus esforços em ficar cada vez mais ébrio e o Professor Lyall se desdobra para que a Alcateia de Woolsey se mantenha coesa, Alexia deixa a Inglaterra em direção à Itália em busca dos misteriosos Templários. Somente eles têm o conhecimento sobre os seres preternaturais que Alexia precisa para entender sua crescente e inconveniente condição, mas eles podem ser piores que os vampiros – e estão armados com molho pesto. 


>>>PRIMEIRA FRASE DO LIVRO<<<
“– Por quanto tempo mais, mamãe, vamos ter que suportar essa tremenda humilhação?”

RESENHA<<<
Continuação da série PROTETORADO DA SOMBRINHA, mas antes dos venenos deste livro, bora conferir sobre os anteriores?

Estava com muito medo de ler este livro, apesar de ter amado o livro 1, no anterior perdi muito a vontade de ler a série, pois o livro sofreu a maldição do segundo livro, foi difícil ler uma história arrastada e chata, mas resolvi dar mais uma chance e acabei sendo surpreendida. Não foi tão bom quanto o livro um, porém foi bem melhor que o livro 2, por isso se você tá emperrado no anterior, leia e vem para esse que é bem mais legal.

Vantagens logo de cara, as irmãs chatas da Alexia aparecem bem pouco (elas que tornaram o livro anterior mega chato) e a língua afiada da protagonista está de volta, além de toda aquela coisa nonsense que é a mistura de sobrenatural com steampunk.

Desvantagens (ainda tem algumas), anda tem aquela pegada meio arrastada do livro anterior e nem todos os personagens legais aparecem, para que a gente esqueça do livro 2.

Bem, a narrativa tem uns momentos meio chatos, mas nada que faça desistir de ler não, talvez pela mudança de rumo da série, esses ‘vazios’ de ação acabam sendo necessários, não apenas para explicar algumas teorias como para a própria protagonista pensar e a gente entender para onde a série vai a partir de agora.

A questão dos personagens foi o forte para mim, a Alexia precisa viajar meio sem ser percebida por N motivos, e isso foi uma das coisas bacanas da história, ela precisa correr, se esconder, se reinventar, tudo isso usando aqueles enormes vestidos e a sombrinha (claro) e a sua companheira de viagem é tão doida quanto ela. Foi um alívio ter de volta a língua afiada e aquelas respostas espertinhas.

As mudanças no rumo da história também foram muito bem-vindas, acho que agora a série volta com tudo, onde poderemos esperar mais confusão, gritarias, bate-boca e todo mistério/magia. Apesar do foco ser Alexia e sua condição rara, percebemos ao longo da trama que outros personagens também se movem e em breve teremos algum tipo de gurra.

Apesar deste livro ainda não ter me feito ficar apaixonada pela série como foi em ‘Alma?’, antes quase pensava em desistir, agora vou seguir firme e forte para saber o que vai acontecer com a pobre Alexia.

>>> Já conhece as outras redes sociais do blog? Clique e seja bem-vindo <<<