POISON BOOKS - As 13 Maldições (Michelle Harrison)

Em 17 novembro 2014
Autor: Michelle Harrison
Tradutor: Carolina Selvatici
Editora: Bertrand
Série: Sim, livro 2 (série Os 13 Tesouros)
Temas: Jovem-Adulto, Fadas, Aventura
SINOPSE - Tanya sempre foi uma garota diferente. Desde pequena ela consegue enxergar fadas. Não as que o leitor poderia imaginar, mas seres maus, que tentam lançar-lhe feitiços. São essas criaturas que sequestram o irmão da amiga de Tanya, Red, a qual jura trazê-lo de volta. Contudo, por estar presa em um reino mágico, ela aceita um acordo: seu irmão será devolvido, mas apenas se ela encontrar os berloques do bracelete da amiga, que foram espalhados pelo mundo humano.



>>>PRIMEIRA FRASE DO LIVRO<<<
“A meia-noite se aproximava do bosque do Carrasco, e duas garotas corriam pela floresta, fugindo, buscando desesperadamente uma saída.”

RESENHA<<<
Continuamos mais uma série no blog (afinal, quem não ama séries?rs). Para ler os venenos do anterior, clique:

Voltamos ao mundo que Tanya descobriu existir próximo à casa da avó, mas os pais sempre acharam que não e a avó não queria que ela soubesse de nada, por isso também nunca havia dita nada a neta.

Mas neste livro, apesar dela aparecer e saber mais detalhes do mundo das fadas junto com Fabian, quem ganha destaque nesse livro é Red, uma menina que a princípio saiu do nada, mas tem sérios problemas com a fadas e vai fazer de tudo para ter seu irmão de volta.

A narrativa do livro foi bem diferente do anterior, já que aqui temos ‘3’ narradores. Uma das visões é a da Tanya/Fabian na casa da avó dela e de tudo que acontece ao redor, depois temos um personagem narrando do mundo das fadas e toda a aventura que acontece por lá e depois temos em alguns capítulos uma espécie de flashback, onde vamos descobrir algumas ligações das fadas com os humanos.

No primeiro momento foi confuso entender quem era quem, e como o ritmo da narrativa mudava, principalmente essa parte do passado que eu acabei não tendo muita empatia, acho que poderia ter sido contado como um prólogo e nos capítulos iniciais a gente já entender algumas coisas, mas depois a coisa toda entrou nos eixos e foi mais fácil de entender e curtir.

O enredo tem uma continuação com o livro anterior, não é exatamente uma continuação, mas tem as informações que já haviam sido apresentadas antes. Aqui senti que teve mais ação e emoção que no livro anterior, essa dobradinha aqui e lá fez toda a diferença, porque muitas vezes era preciso fazer coisas no nosso mundo para poder seguir pelo das fadas e descobrir mais dos seus segredos.

Apesar dos adultos aparecerem mais neste livro, claro que o grande destaque continua sendo as crianças. Elas precisam refazer as coisas, ir atrás da aventura e resolver os problemas. As vezes os adultos ajudam com alguns detalhes, mas elas roubam a cena e superam desafios e começam a entender o que de fato são os 13 tesouros do mundo das fadas.

Como algumas coisas ficaram em aberto, o próximo livro vem finalizar esses últimos detalhes. Não sei se teremos novos personagens ou se a história vai se concentrar em Tanya e na avó dela.

>>>Nas redes sociais há mais venenos <<<