POISON BOOKS - Garota Exemplar (Gillian Flynn)

Em 06 março 2013
Autor: Gillian Flynn
Tradutor: Alexandre Martins
Editora: Intrínseca
Publicação: 2013
Páginas: 443
Capítulos: --
Série: Não
Temas: Suspense, Thriller, Investigação
SINOPSE - Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?




>>> OUTROS LINKS <<<

PRIMEIRA FRASE DO LIVRO<<<
“Quando penso em minha esposa, penso sempre em sua cabeça.”

RESENHA<<<
Quando o blog ganhou a prova de Garota Exemplar, confesso que nem li muito a sinopse porque queria ser surpreendida, só sabia que se tratava de alguém desaparecido e tinha a ver com casamentos. Eu realmente queria ler algo diferente e foi como uma resposta aos meus pedidos. Quando postei a foto da prova, muita gente só dizia que amou e era muito bom. Aí minha bandeira para 'medo de quando todo mundo gosta de algo', sinalizou o laranja. Tiveram poucas pessoas falando para baixar as expectativas e preferi me agarrar nelas, porque senão...

O livro é narrado por duas pessoas – Nick, ele conta no presente, ele faz um resuminho da sua vida e como ele conhece a esposa, mas ele praticamente começa a contar do dia que sua esposa sumiu. E temos Amy, a esposa desaparecida que conta através de um diário (o ‘passado’ do casal).

Até aí nada demais, o livro conta a história em partes, a primeira o desaparecimento de Amy e a segunda é uma espécie de pistas para entendermos melhor (prometo não falar nada que seja spoiler). Mas logo na metade da primeira parte já não simpatizei com o livro.

Fatos:
1 – O personagem Nick realmente é um babaca, tipo de pessoa que não toma nenhuma atitude na vida? Mas como vemos os dois lados - ele narrando o dia-a-dia de quando alguém desaparece e Amy narrando como seria a vida do casal, meu alerta ligou e pensei ou a esposa armou algo ou o cara é muito sagaz para mentir assim. Porque a discrepância entre as duas narrações é enorme.

2 – Personagem Amy, ela é mega chatinha também, eita casal que se merecia... acha que dinheiro é tudo na vida e quer que todos a ame e se não diz as mesmas palavras que ela pensou, tadinha da pessoa, vai acabar ferrada. Tem um sério problemas com os pais, mas apesar de ser boa para ‘sacanear’ os alheios, não é boa para falar a verdade nua e crua para ninguém. Precisa de tratamento urgente.

3 – Narrativa da trama – arrastada toda a vida... deu muita vontade de fazer leitura dinâmica, porque era um blábláblá interminável sobre coisas aleatórias e deixava tudo chato depois, além de diminuir o ritmo da historia. Divagações de personagens só são válidas se forem engraçadas ou realmente importantes para o caso e nada que dure uma vida. E aqui além de chatas, arrastadas, às vezes levavam alguns bons parágrafos.

4 – A autora realmente se baseou em CSI e esses programas de assassinatos e copiou muitas coisas, acho que por isso eu matei as coisas logo de cara, nada parecia ser original. Na verdade faltou e muito criatividade.

Voltando, depois que me agarrei as duas linhas de raciocínio, comecei a ficar meio bolada e só pensava, cara eu nem sou mega fã de suspense e thriller e já estou me sentindo subestimada, não é possível que quem seja fã não pegou isso logo de cara. Ou seja, a autora querendo ser genial e eu já tinha matado em pouco mais de 100 páginas...afff.

Quando chegamos à segunda parte e o que realmente acontece é revelado foi onde eu fiquei realmente ‘P’ da vida e a explicação foi algo bem fraco. Acho que ela andou vendo muito CSI – porque ela fala disso a toda hora – e quis fazer um livro nos mesmos moldes. Só que eu também vejo CSI (Miami, Las Vegas e NY), fora Criminal Minds e outros, então quando alguém acha que é esperto, eu já vi aquele caso e segui para quem é o assassino.

Não entendi exatamente porque a critica está dizendo que é muito bom, não é. Na verdade é muito ruim. Clichê demais, ideias que já vimos em outros locais (livros, filmes ou séries) e a trama dá voltas e voltas para falar das mesmas coisas. Acho que se a versão da Amy aparecesse a cada 4/5 capítulos onde Nick narrasse, a gente teria mais mistério, um algo a desvendar, como é um capitulo sim e um não, ficou relativamente fácil.

Cara, o final foi uma droga, me desculpe a expressão, mas nunca vi nada tão ruim. Insano e que não faz sentido. Realmente os dois personagens se mereciam e são mega ruins. Me pergunto de onde a autora tirou algo desse tipo, porque nada nesse livro faz sentido no final.

Mas se você decidir encarar, aqui vai uma boa noticia. O Mon Petit Poison vai sortear entre os que comentarem na resenha a prova de GAROTA EXEMPLAR, aí você mesmo vai poder dizer se os dois personagens são malas que se merecem ou algo a mais.

Regras para o sorteio:
- Comentário com conteúdo (nada de: quero ler, achei legal, a capa é bacana e coisas assim);
- No comentário deixar seu nome completo (preciso identificar você);
- Para ganhar uma chance extra, se tiver twitter e seguir o @MPPoison, você pode tweetar a seguinte frase:

#PoisonPromo Sou um(a) GAROTA(O) EXEMPLAR e mereço ganhar! http://ow.ly/il4lC

Após o tweet, deixe o link de divulgação nos comentários.

Os números do sorteio serão dados de acordo com a ordem dos comentários. Ex: se você for o primeiro a comentar, mas na divulgação você comentar em sexto lugar, seus números serão o 1 e 6.

A promoção vai até o dia 20 de março, resultado no #ResumoDoPoison

Quer saber dos venenos do blog? Acompanhe as redes sociais<<<