BOOKS || Os 13 Tesouros (Michelle Harrison)

Autor: Michelle Harrison
Tradutor: Carl Irineu e Roberto Passarinho
Editora: Bertrand
Série: sim, livro 1 (série Os 13 Tesouros)
Temas: Jovem-Adulto, Fadas, Sobrenatural

Tanya sempre foi uma garota diferente. Desde pequena ela consegue enxergar fadas. Não as que o leitor poderia imaginar, mas seres maus que tentam lançar feitiços nela. Quando, para protegê-la, sua mãe a envia para morar com a avó, Tanya descobre uma floresta onde 50 anos atrás uma menina desapareceu.






PRIMEIRA FRASE DO LIVRO <<<
“Tanya estava ciente de que elas estavam no quarto antes mesmo de acordar.”

RESENHA <<<
Comecei a ler Os 13 Tesouros porque achei que seria algo ligado à aventura e alguns enigmas, porque apesar da sinopse falar sobre fadas, o que mais me chamou atenção foi essa parte: Quando, para protegê-la, sua mãe a envia para morar com a avó, Tanya descobre uma floresta onde 50 anos atrás uma menina desapareceu.” E quem não gosta de uma boa aventura?

Mas aos poucos percebi que o forte iam ser as fadas que a atormentam desde pequena e o tão pouco sobre esse mundo que Tanya sabe, quando ela vai morar na casa da sua avó, seus problemas com fadas entram em um nível além do imaginável.

Gostei da história, conseguiu me prender e fugiu um pouco do lugar comum das fadas. A autora conseguiu mesclar um leve policial (o desaparecimento de uma menina) com toda a situação que envolve sua família e porque ela é tão ‘especial’. Como é um livro de criança, afinal a protagonista tem na faixa de 13/14 anos, os dramas não são tão aprofundados quanto deveriam ser, mas dentro do contexto apresentado vejo que tem potencial para os próximos serem mais intrigantes (sim, é uma série).

A leitura começa bem devagar e arrastada, principalmente porque mostra uma Tanya se lamentando e comentando sobre seu desentendimento com as fadas e o que isso gerou na sua vida particular – brigas com os pais, amigos se afastando e situações inexplicáveis quando ela está presente. Mas aos poucos, quando isso passa, a história se torna mais interessante e nos prende mais, até culminar no final que deu um ótimo gancho para o segundo livro.

Este livro não entra no mundo das fadas (geralmente eu tenho percebido que poucos livros de fadas isso ocorre, onde o protagonista entra nesse mundo, as vezes lemos a série toda e ninguém nunca põe os pés lá). Mas vamos aos poucos conhecendo os conceitos que a autora usou para moldar seu mundo das fadas, o que são os 13 tesouros, outros personagens intrigantes que sabem um pouco mais desse mundo que Tanya.

Próximos Livros:
Livro 2 - As 13 Maldições
Livro 3 - Os 13 Segredos

Share:

0 comentários