POISON BOOKS - White Cat (Holly Black)

Em 16 março 2012

Autor: Holly Black
Tradutor: Não
Editora: Ainda não laçado no Brasil
Publicação:2010
Páginas: 310                                                                                  
Capítulos: 19
Série: Sim, livro 1
Temas: Jovem-Adulto,
SINOPSE -  Cassel é parte de uma família de curse workers—pessoas que tem o poder de mudar suas emoções, suas memórias, sua sorte, com apenas um leve toque de suas mãos. E como amaldiçoar as pessoas é proibido, eles são todos mafiosos, ou vigaristas. Exceto Cassel. Ele não tem toque mágico, ele é um intruso, o único certo numa família de errados. Você só precisa ignorar um pequeno detalhe — ele matou sua melhor amiga, Lila, há três anos. Desde então, Cassel tem cuidadosamente construído uma fachada de normalidade, se misturando à multidão. Mas sua fachada começa a desmoronar quando ele começa a andar dormindo, levado pela noite por sonhos assustadores com um gato branco que quer lhe contar alguma coisa. Ele também começa a perceber coisas perturbadoras, incluindo o estranho comportamento de seus dois irmãos mais velhos. Eles estão guardando segredos de Cassel, numa misteriosa trama. Conforme Cassel começa a suspeitar que ele seja parte de uma tremenda trapaça, ele também suspeita a respeito do que realmente aconteceu com Lila. Poderia ela ainda estar viva? Para descobrir, Cassel vai ter que superar o mestre das trapaças.


>>> OUTROS LINKS <<<

>>> ONDE COMPRAR <<<
  
RESENHA <<<
Posso começar contando a história desse livro? Antes do booktour das meninas do Murphy, aqui no nos eventos do Rio, todo mundo estava falando sobre essa série e havia rumores de que alguma editora brasileira teria comprado os direitos para publicar, mas que eu iria morrer para ler esse livro que era bem diferente do que estava circulando. E eu só ouvia o Cassel é isso, ele é aquilo. Então eu fiquei empolgada para ler e voilà surgiu o booktour – olha o universo conspirando a favor de Cassel ;)


Ok, brincadeiras a parte, vamos ao que interessa. Realmente adorei a história, contada de uma maneira ágil, fácil e até os mistérios que a autora coloca são intrigantes apesar de não ser nada do outro mundo ou super difíceis de solucionar. Acho que se tivesse prestado mais atenção poderia ter matado logo de cara, mas fiquei envolvida tentando entender algo que acredito ser a parte mais fraca da história.

Cassel é o mais novo de uma família estranha, aliás, o próprio Cassel também é estranho, ele matou sua melhor amiga, por acidente, e simplesmente não se lembra. Ele vive de dar pequenos golpes na escola, sua mãe está presa e a lista é grande. Mas o fato é que a família de Cassel tem uma maldição, eles possuem ‘poderes’ e o único que não tem nem uma gotinha disso é ele, então ele se sente meio ‘peixe-fora-d ’água’.

Em relação aos poderes, isso foi o mais confuso da história, porque às vezes dá a entender que nesse ambiente criado pela autora todo mundo está pré-disposto a ter, mas em apenas alguns esses poderes se manifestam, mas em outros momentos só alguns são escolhidos e isso deveria ser um sigilo. Essa questão não fica bem explicada no livro e confesso que isso me deixou um pouco chateada, porque é uma coisa bem importante, até porque acredito que nos próximos isso vai se manifestar mais profundamente.

Gostei do Cassel e suas ideias malucas, a família dele é completamente louca e a mãe, OH-Meu-Deus!!, ela é algo que nunca esperava. Mentira esperava, mas não queria acreditar. O bom desse livro é que ele não está escrito no sentido tradicional – herói x vilão – ele é uma história do dia-a-dia, onde o diferencial são esses poderes e como a sociedade (amigos/parentes/afins) pode ser manipulada por eles.

A leitura é intrigante e a busca de Cassel para entender o que aconteceu na noite da morte da amiga e também algumas coisas que andam com a ponta solta são interessantes (aí que está o mistério), há reviravoltas e novas informações a cada página.

Como li o livro em inglês não posso apontar erros de tradução, mas doida para reler em português e já estou buscando o próximo volume – Red Glove – para saber o que vai acontecer, porque o final foi chocante!!!!


Quer saber dos venenos do blog? Acompanhe as redes sociais <<<