BOOKS || Dark Life_Vida Abissal (Kat Falls)

Autor: Kat Falls
Editora: Ciranda de Letras                                                                            
Tema: Jovem-Adulto, Suspense, Ficção
"O oceano teve seu nível elevado, engolindo as terras". Terremotos chacoalham os continentes, mergulham regiões inteiras sob as águas. Agora, as pessoas vivem espremidas em cidades de habitações empilhadas. Os únicos que têm algum espaço próprio são aqueles que habitam o solo marinho, na Vida Abissal. Ty durante toda sua vida esteve sob o mar profundo, ajudando na fazenda de sua família no solo oceânico. Mas, quando bandidos atacam seus vizinhos, Ty se vê em meio a uma luta para salvar o único lar que conheceu. Em parceria com Gemma, uma garota da superfície que veio para o mundo submarino para procurar por seu irmão, Ty se aventura pelas fronteiras do submundo e descobre segredos que podem ameaçar a vida submarina... segredos que podem destruir tudo.
PRIMEIRA FRASE DO LIVRO:
“Olhei para dentro do desfiladeiro submarino, na esperança de localizar um arranha-céu desabado.”

RESENHA:
Viver de baixo da água, é possível? Essa é a ideia que a autora Kat Falls apresenta em Dark Life, ela aproveita o aumento do nível dos oceanos e usa como base para um futuro um pouquinho sombrio, que em breve haverá tão poucos espaços em terra firme que nós seremos obrigados e viver de baixo da água.

Ela divide e cria um novo tipo de divisão para a sociedade, os que vivem em terra firme, em apartamentos tão altos e com metros quadrados tão pequenos que são quase pequenas casas de passarinhos empilhadas, as pessoas que vivem em barcos e são itinerantes, viajando de um ponto a outro e onde tudo acontece no livro. As pessoas que moram em vilas no fundo do mar.

Gostei das explicações da autora sobre como é possível viver debaixo da água e como são as casas, claro que há bastante imaginação, mas pequenas coisas já são feitas, talvez aprofundando a tecnologia isso realmente possa ser viável. E ela dá alguns detalhes, mas não descreve tim tim por tim tim, ela dá aquele empurrão e usamos a imaginação para complementar o que falta.

Os personagens principais são Ty e Gemma, ele um rapaz da vila submarina que está doido para fazer 16 anos pois irá ganhar seu próprio espaço para cultivar as algas, camarões e afins que são vendidos aos habitantes que vivem na terra e ela vem em busca do seu irmão desaparecido, a última noticia era que ele estava em uma das vilas submarinas.

Aos poucos a aventura se torna mais perigosa, pois eles acabam sendo caçados. Mas há bastante emoção em tudo. Para quem gosta de ler meninos narrando as aventuras é um prato cheio. Ty tem conflitos como qualquer garoto da idade, além do mais ele esconde um segredo que torna tudo ainda mais interessante.

A série é recém-lançada lá fora e por enquanto só tem mesmo o primeiro livro, aqui teve um final interessante, mas deixou um bom gancho para o segundo livro. Alias antes mesmo de terminar já fiquei me perguntando se teria um segundo livro. O 2 sai no início do ano que vem. Ansiosa para saber o que mais vai acontecer com Ty e Gemma e com todos que vivem no fundo do mar.

A galera também participou e deu opiniões:

>>>Andressa Ledesma 
O livro é incrível, no inicio todos aqueles termos aquáticos, emergir, e outros nomes associados a ao oceano, te fazem ficar confuso e se perder um pouco na história.
Mas depois acaba se acostumando, e confesso que fiquei tão presa no fundo do mar, com o Ty e a Gemma, que eu me sentia na água, e ficava imaginando "como vai ser quando for sair dali? Ter o sol no rosto, pisar no solo? Vai ser estranho". 
O bom de não ter romance no decorrer do livro, é que focamos no que tem em volta também, e não apenas nos personagens principais. É o tipo de coisa "eu sei que eles vão ter algo no final, mas agora quero aproveitar toda história". Teve surpresas no fim, que eu ja desconfiava em certo momento, mas não foram totalmente previsíveis. O tema é algo novo, nunca tinha lido nada desse tipo. Vale a pena.

>>>Bruna Rodrigues dos Santos
Minha vontade ao terminar de ler, era de recomeçar a leitura. Não por não ter compreendido algo, mas por ter amado o livro.
Ty e Gemma te conquistam logo. Todo esse mundo aquático te fascina e te prende. O final do livro é perfeito.Amo livros nesse estilo, mas Dark Life - Vida Abissal sem duvida esta na lista e favoritos. Gostei da diagramação e a escrita é gostosa e fácil, a leitura flui muito bem. A medida que alguns fatos vão surgindo você fica ansioso para descobrir o que tem por trás daquilo e não consegue largar o livro.

>>>Camila Ferreira da Costa
Ok a autora viajou MUUUITO criando esse universo, ou melhor, essa nova realidade, essa distopia misturada à fantasia e foi isso o que mais me agradou no livro. Como a autora não teve medo de ousar e mostrou todas suas ideias malucas, toda sua imaginação de forma tão veemente que te convence, a escrita dela não é hesitante, ela acredita no que escreveu e isso faz com que acreditemos também. A história tem seus mistérios e suas reviravoltas, mas é bem introdutória, mas não tenho dúvidas que é bem mais elaborada na continuação. Nao é nada profunda, é boa para passar o tempo, distrair e principalmente sair da rotina literária.

>>>Pamela Munhóz B. de Oliveira
Eu adorei o livro, adorei a leitura, foi super-rápida e interessante!!
Gostei dos personagens Ty e Gemma, e de como a relação dos dois evoluiu durante a história e da trama do livro. Falando na história... eu gostei, mas ela em sí é bem comum, com um certo mistério, uma dose de perigo e suspense e em pouco de romance(bem leve), como eu disse comum, nada de muito òòò, mas o que me encantou realmente neste livro foi o universo totalmente novo criado pela autora, é diferente de tudo que eu já li. Já tinha lido livros em que os autores criaram mundos novos, isso não é novidade, mas fiquei impressionada em como a autora conseguiu em Dark Life, criar um mundo submerso, que parece ao mesmo tempo surreal a primeira vista e depois se você pensar bem, percebe que se a humanidade precise, seria sim possível. Foi incrível perceber isso !!!!
E eu tenho que dizer que eu simplesmente amei o final, foi eletrizante, com revelações, perseguições e decisões importantes. Foi tudo de bom.É uma leitura incrível que eu recomendo com certeza!!!!

>>>Felipe Ralf
Gostei do livro. É uma distopia diferente. E penso eu mais realista.
Se pensarmos no ponto de vista da autora isso tem chance de acontecer. As calotas polares irão derreter no futuro e como no livro, teremos a opção de morar no mar. Ou ficarmos em apartamentos apertados.
Apesar da distopia ser ótima em termo de inovação. A metade do livro até o fim foi meio forçado e faltaram algumas explicações. Mas mesmo assim gostei da intenção da autora.

>>>Stephany Morais
Temos uma ideia central interessantíssima para ser aproveitada pro segundo livro. A ideia de Kat Falls foi totalmente nova para mim, uma distopia que ela soube desenvolver e aproveitar. De tantas distopias que vemos por aí, quem iria apostar logo em uma debaixo d’água? E, a autora também foi feliz em algumas das reviravoltas que criou para a história e os personagens, ainda que algumas partes tenham parecido surreais demais. Resumindo, Dark Life não é a coisa mais sensacional que você vai ler, mas é um livro agradável para se passar o tempo.

Share:

0 comentários