POISON BOOKS - Espíritos de Gelo (Raphael Draccon)


Autor: Raphael Draccon
Editora: GaiLivros
Publicação: 2011
Páginas: 172                                                                                 
Capítulos:
Tema:

RESENHA DA CONTRA-CAPA:
Um homem acorda acorrentado com os braços para cima em uma sala escura, com dois torturadores vestidos com detalhes masoquistas ao lado e um interrogador baixinho, vestido com roupas sociais e uma camisa surrada do Black Sabbath. Eles o informam que ele acordou em uma banheira sem um rim e sofreu um choque amnésico, que o impede de lembrar os detalhes. Assim sendo, eles partem do princípio de que outros choques traumáticos podem desbloquear essas memórias, se necessários. E se iniciam as piores partes. O livro faz referências à lenda urbana da banheira de gelo, às lendas ao redor da história do rock’n roll e até às motivações e psicologia ao redor da criação de lendas urbanas.



PRIMEIRA FRASE DO LIVRO:
“—“

RESENHA:
Este livro não foi publicado no Brasil e um dos motivos de ficar receosa em ler foi em relação à duvida com a língua portuguesa, porque ele é português de Portugal. Afinal, apesar de muitos termos serem parecidos, sempre tem uma ou outra palavrinha que nem sempre é o que parece ser e muda tudo. Mas a leitura foi bem tranquila, li com bastante rapidez. Então agora podemos todos comprar livros de Portugal ;)

Conhecemos Raphael Draccon de Dragões de Éter que já foi resenhado pelo blog (clique aqui), mas neste livro – que faz parte de uma coletânea – praticamente posso dizer que é outro autor. Esqueçam as belas palavras e os contos de fadas. Aqui a verdade é nua e crua.

Este livro conta sobre uma lenda urbana que todos já ouviram falar, acho inclusive, que ela já circulou em e-mails sempre dizendo que um amigo de um amigo teve o ‘problema’ e claro que não contarei sobre qual é, pois nós também só descobrimos de qual delas se trata quase no meio do livro, não posso dar assim de bandeja o nome.

Para quem não sabe, segue aí o que é uma lenda urbana:
Lendas urbanas, mitos urbanos ou lendas contemporâneas são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista, amplamente divulgadas por forma oral, por e-mails ou pela imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. São frequentemente narradas como sendo fatos acontecidos a um "amigo de um amigo" ou de conhecimento público.
Muitas delas já são bastante antigas, tendo sofrido apenas pequenas alterações ao longo dos anos. Muitas foram mesmo traduzidas e incorporadas a outras culturas.
Muitas das lendas urbanas são, em sua origem, baseadas em fatos reais (ou preocupações legítimas), mas geralmente acabam distorcidas ao longo do tempo. Com o advento da Internet, muitas lendas passaram a ecoar de maneira tão intensa que se tornaram praticamente universais.

Falando um pouco da história: ela é um pouco confusa e é contada em 2 momentos: um no ‘presente’, onde o personagem se encontra e um no passado, quando ele descreve algumas situações que aconteceram com ele e tenta se lembrar de seu dia-a-dia.

Apesar dessa ‘confusão’ na descrição/troca de momentos na narrativa, a história trata de coisas atuais, que estão presentes na nossa vida, mesmo que seja naqueles e-mails que você fica se perguntando se é verdadeiro ou não. Por isso a leitura foi bem tranquila e é fácil de ler, mesmo não sendo o nosso português.

Como eu já disse, a escrita do autor em Dragões de Éter é totalmente diferente da que temos por aqui. Em Espíritos de gelo há gírias, algumas palavras mais fortes e as vezes até palavrões. Mas dentro do tema e do teor do livro até que ficou dentro do contexto, porém para quem não gosta ou fica incomodado é bom ficar de olho.

Tóxico



Quer saber mais dos venenos do Poison? Assine o Feed ou siga pelo Twitter.




Share:

0 comentários