POISON BOOKS - A Bandeja - Que Pecado te Seduz? (Lycia Barros)


Autor: Lycia Barros
Editora: Atitude
Publicação: 2010
Páginas: 251                                                                                 
Capítulos: 12
Tema: Lit. Nacional, Religião

RESENHA DA CONTRA-CAPA:
"A Bandeja" conta a história de Angelina, jovem de 19 anos, que ao entrar para a universidade, inicia um apaixonado envolvimento amoroso com um de seus professores, Alderico - mais conhecido por Rico. Por conta de toda a avassaladora e descontrolada paixão que envolve esse relacionamento, Angelina começa a viver somente para Rico, colocando seus estudos, seus amigos, sua família, sua religião e até mesmo a si própria em segundo plano. Angelina é evangélica por tradição familiar e não exatamente por convicção religiosa. Porém, inesperadamente, tem um estranho sonho, cujas revelações possuem um forte e marcante significado, que ela somente conseguirá compreenderá mais tarde. Quando a grande verdade é revelada para Angelina no momento certo, ela finalmente compreende o que significa o amor de Deus em sua vida.




PRIMEIRA FRASE DO LIVRO:
“Não conseguia imaginar como seria a minha vida longe dos meus pais.”

RESENHA:
Ao começar a ler este livro entrei com um pensamento – Ixi, será que ele vai ser do tipo ‘crente’, onde haverá mais falas sobre Deus do que história? – mas se você também está com esse pensamento, preciso logo te contar, você está errado, assim como eu estive.

O livro narra a aventura de uma moça que é criada sim num meio religioso, onde ela está acostumada a ir a missa e ter a palavra de Deus como um guia para vida e quando ela vem para o Rio de Janeiro, pois acabou de passar para uma faculdade aqui na cidade, ela começa a entrar em choque. Porque tudo aquilo que ela aprendeu como pecado ou que é errado, não necessariamente é ruim. Apenas é diferente. E é preciso entender os outros antes de levantar bandeiras contras.

A história de Angelina não é mirabolante ou não realista, na verdade, talvez vocês conheçam uma ou outra pessoa assim, que sai da casa dos pais, onde era ‘comandada’ e de repente começa a provar as coisas proibidas ou ir além do que deveria. Alguns conseguem voltar e outros se perdem definitivamente.

Angelina fica tentada, são muitas opções – amores impossíveis, liberdade dos pais, novas escolhas e o querer se enturmar – mas qual é a turma certa? Essas são perguntas que quem está na faculdade ou já saiu dela sabe que quando entramos ficamos com elas na cabeça. Principalmente quem sai das cidades do interior para estudar numa grande cidade.

Apesar de o livro não ser do estilo ‘crente’, ele traz citações bíblicas interessantes e os sonhos da personagem relacionados aos pecados são muito bem colocados. Ao longo de quase todo livro, você lê trechos de versículos ou referencias na Bíblia sem ser nada de muito exagerado. Porém, a partir dos capítulos finais do livro, isso mudou completamente e me senti quase como se tivesse sendo ‘doutrinada’, não acredito que tenha sido intenção da autora, mas vinha tão sutilmente e de repente ficou martelando tanto, o foco mudou completamente.

No final eu já comecei a achar chato essa insistência, não tenho nada contra Deus ou qualquer uma das religiões, antes que achem que seja isso, mas quando a mensagem deixa de ser nas entrelinhas como vinha sendo e havia sido uma excelente sacada para algo com ‘uma pegada mais forte’, fiquei um pouco incomodada.

Mas a história em si é boa. Tem emoções na medida certa, doses de desesperos e até as emoções de uma jovem adulta que está aprendendo a se virar sozinha, sem os pais e toda aquela boa-vida que os pais nos dão quando estamos na casa deles né?

O fim do livro termina interessante e aparentemente não precisaria de um segundo para explicar o livro, mas nas próximas páginas diz que haverá um segundo livro para continuar a contar a história de Angelina. Fico em dúvida sobre o que esperar. A autora vai precisar criar conflitos interessantes para continuar a saga, pois no final as coisas se ajeitam e aí para ter uma continuação, só se tivermos mais dramas e afins. Bem é esperara para ver.


Venenoso

Compre Aqui – Compare Preços:
Cultura – ND | Saraiva – R$ 24,90 | Submarino – ND | Travessa – ND | Walmart – ND









Quer saber mais dos venenos do Poison? Assine o Feed ou siga pelo Twitter.

Share:

0 comentários