POISON MOVIES - Lição de Amor


Título no Brasil:  Lição de Amor
Título Original:  Scusa ma ti chiamo amore
País de Origem:  Itália
Gênero: Romance
Ano de Lançamento:  2008
Duração: 82 mim
Estréia no Brasil: 20/03/2009
Estúdio/Distrib.:  --
Direção:  Frederico Moccia

SINOPSE:
Niki é uma garota de 17 anos que gosta de curtir a vida ao lado de seus amigos, indo a clubes e festas. Alex é um publicitário de sucesso, de 37 anos, que, após ser abandonado por sua namorada, possui uma vida social restrita aos seus velhos amigos. Em uma movimentada manhã, Niki bate com sua moto no carro de Alessandro e este incidente marca o início de uma virada na vida de ambos.






RESENHA:
Lição de Amor é baseado no livro – Desculpa Se Te Chamo de Amor, do Frederico Moccia. Posso até estar enganada, mas acredito que ele é ‘o cara’ nesse quesito de romance, superando talvez o Nicholas Sparks?! A grande diferença é que Nicholas é americano e por si só é mais fácil de chegar aos 4 cantos do mundo, enquanto Moccia é italiano e talvez seja mais popular na Europa...enfim.

Não li o livro que originou o filme, por isso não vou dizer se ele é ou não fiel. Mas todas as resenhas que andei lendo diziam que estava bem fiel ao livro e os personagens se pareciam bastante (será que é apenas Hollywood que adora modificar os personagens dos livros?).

Este filme fala de amor. O amor de uma adolescente de 17 anos com um boa pinta de 37. E toda a diferença de vida dos dois. Niki está terminando o 2º grau e como qualquer adolescente quer viver a vida intensamente. Já Alex recentemente terminou um relacionamento, estava para casar e seu mundo praticamente desabou.

Acho que o filme só funcionou porque a Niki é explosiva. Sério. A menina é problema com P em maiúsculo e negrito. O jeito dela é explosivo, ela só é. Não tem meio termo, ela sente, deseja, faz e acontece. Não fica parada. Se ela fosse recatada ou séria demais nada disso iria rolar. Ela se joga de cabeça. Ela é da teoria – melhor sofrer por ter tentado do que ficar pensando em como teria sido.

Mas não é apenas o amor entre o casal principal é relatado. Todos os personagens apresentados de certa forma que um romance. Os pais de Niki e o jeitinho meio liberal deles. As amigas delas e a forma do amor adolescente e intenso como é nesta idade. Os casais amigos de Alex, traições, convivência, desconfiança, tudo isso passa ao longo de quase 2 horas de filme.

O que gostei é saber que ele não é meloso. Tem amor sim, mas ele fala de tudo. Não fica monótono e repetitivo ou cheio de clichês como na grande maioria. Ele fala de relacionamento de modo geral e pratico. Bom para ver com os amigos, namorados ou qualquer pessoa que acredita nesse sentimento. Ninguém vai sair cheio de lágrimas, pode deixar.

Na Itália o livro 3, que aqui é o 2. Desculpa Quero Me Casar Contigo já foi filmado também e espero muito que consiga assistir e ver o que acontece com Niki e Alex e todo mundo. Ahhh só de pensar nos lugares na Europa que eles mostram fico com invejinha...rs

Para quem saca de italiano, o site do autor é: http://www.federicomoccia.it/
E a série de Niki e Alex seria esta:
- Scusa ma ti chiamo amore
- Cercase Niki disperatamente
- Scusa ma ti voglio sposare

E lembro que ele foi quem escreveu 3 Metros Acima do Céu, cuja a continuação se chama Ho voglia di te (que só rola o filme na net em italiano ou espanhol =/)

MPPoison também é cultura.....rs

Venenoso










Quer saber mais dos venenos do Poison? Assine o Feed ou siga pelo Twitter.

Share:

0 comentários