BOOKS || A Pirâmide Vermelha (Rick Riordan)

Autor: Rick Riordan
Editora: Intríseca
Tema: Mitologia, Infanto-Juvenil, Aventura
Desde a morte de sua mãe, Carter e Sadie viveram perto de estranhos. Quando Sadie viveu com os avós, em Londres, seu irmão tem viajado o mundo com seu pai, o egiptólogo brilhante, Dr. Júlio Kane.
Uma noite, o Dr. Kane traz os irmãos juntos para uma experiência de “pesquisa” no Museu Britânico, onde ele espera para acertar as coisas para sua família. Ao contrário, ele liberta o deus egípcio Set, que expulsa-lo ao esquecimento e forças das crianças a fugir para salvar suas vidas.
Logo, Sadie e Carter descobre que os deuses do Egito estão acordando e, o pior deles – Set – tem a sua visão sobre o Kanes. Para detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa viagem em todo o mundo – uma busca que traz os cada vez mais perto da verdade sobre sua família e seus vínculos com uma ordem secreta que existiu desde o tempo dos faraós.
RESENHA<<<
Depois de maravilhar com a mitologia grega, chegou a hora da egípcia. Confesso que meus conhecimentos nessa área andam abaixo do esperado, visto que no evento que rolou aqui no Rio teve umas perguntas que tremi na base, pois simplesmente não sabia....rs, mas fizemos uma bagunça bacana e isso é o que vale!! =)

Dessa vez Rick Riordan chega com os deuses egípcios e um jeito bem diferente de contar uma história. Não vou negar para vocês, mas confesso que estava esperando algo no mesmo estilo do Percy Jackson, como se fosse um repeteco com o tema egípcio. Graças à Deus me enganei.

Nesta história temos os dois irmãos – Sadie e Carter – que são tão diferentes um do outro, ela toda loira de olhos claros e ele um afro-americano. Não tiveram uma vida muito comum, em algum momento a felicidade se foi e eles foram separados. Carter foi morar com o pai, um arqueólogo famoso, por isso viajar e dar palestras se tornou comum e o menino sempre o acompanhando. Já Sadie nessa estranha partilha foi morar com os avós (parte de mãe) e só podia ver o pai e o irmão duas vezes no ano.

A história é contada de uma forma diferente, como se fosse um registro gravado, eles dividem o gravador e os capítulos de suas aventuras. E no meio do relato eles as vezes aparecem como irmãos normais, brigando e discutindo as coisas (atira a primeira pedra quem nunca brigou com o irmão/irmã).

Aqui eles não são filhos dos deuses, uma situação estranha acontece durante um desses encontros (pai, irmão, irmã) e desde então parece que tudo começa a dar errado, informações de deuses egípcios aparecem e a verdadeira história do porque eles foram separados é revelada. E uma única coisa eles tem certeza, o pai está no meio disso tudo, mas não quer dizer que escolhas (e muitas delas difíceis mas serão necessárias).

Parece confuso a primeira vista, mas nem é. Do mesmo jeito que Riordan explicou a mitologia grega, onde a sabe-tudo era Annabeth, agora passou a figura de Carter. Ele vai nos contando as histórias dos deuses e como e onde eles apareceram. Claro que há pessoas que irão ajudá-los nessa empreitada. Classifico como uma mistura de Percy (mitologia) e a série 39 Pistas, afinal as crianças não são tão paparicadas como acontecia em Percy, eles precisam achar o pai e de quebrar destruir um inimigo.

Tem umas cenas meio hilárias quando eles fogem da Inglaterra para Nova York, é logo no inicio, quando eles ainda estão tentando entender como essa magia egípcia é possível. O autor (na fala de um personagem) cita sua antiga obra.

“- Nosso povo? – perguntei, mas Sadie forçou outra questão.
- Então não se pode morar em Manhattan? – disparou.
Amós franziu a testa e olhou o Empire State.
- Manhattan tem outros problemas. Outros deuses. É melhor mantermos tudo separado.”

Para as pessoas que já são fãs de Percy, os Kanes com certeza terão um lugar no coração, pois aqui eu vejo a série com uma vantagem em relação à antiga. Há muito mais ação, é como uma louca perseguição. Onde é preciso coletar as informações de forma rápida e precisa. Não há tanto preparo para aventura como antes, é tudo meio ‘pá-pum’, você entra e embarca nela sem olhar para trás.

Serão a principio 3 livros, sairão em 2011 e 2012... ou seja, muita tensão de espera até lá. Para quem quer conhecer o primeiro capitulo, a Ed. Intrínseca disponibilizou-o neste site. E para quem quer ver as imagens relacionadas aos novos personagens, clique aqui (site em inglês).


Próximos Livros:



Share:

0 comentários