POISON BOOKS - Sociedade Secreta (Tom Dolby)


Autor: Tom Dolby
Editora: iD
Publicação: 2010
Páginas: 374
Capítulos: 52
Tema: Infanto-Juvenil, Sociedade Secreta

RESENHA DA CONTRA-CAPA:
Uma misteriosa mensagem que pode significar muitas coisas: uma brincadeira, uma emboscada, um engano... Ou um convite para se integrar a uma misteriosa associação, com promessas de fama e sucesso para além dos limites comuns. Uma sociedade tão exclusiva que, uma vez dentro, você nunca mais poderá abandonar...





RESENHA:
Pensa rápido... Sociedade Secreta te lembra?... Poder, riqueza, segredos, mentiras e traições e um monte de coisas que podemos falar eternamente certo? Então se você recebesse um convite para entrar numa delas você rejeitaria? E se não recebesse o convite mas todos os seus amigos sim, você iria espionar e tentar descobrir o que eles fazem?

Bem, este tema não é novidade, filmes... acho que tem aos montes e livros também, pode não estar diretamente escrito sociedade secretas na capa, mas com certeza sempre falam de alguma. Como tinha dito na pré resenha (na coluna Resumo do Blog) foi difícil não fazer comparações com “Sociedade Secreta – Rosa & Túmulo” ou com algum filme. Mas o livro acabou caminhando por outro rumo que gostei bastante e o final deixou a pulga atrás da orelha.

O livro fala sobre um grupo de alunos de uma importante escola em Manhattan (Nova York) que recebem uma misteriosa mensagem, ao que tudo indica se tratando de uma sociedade secreta. Porém o melhor amigo de uma dessas pessoas fica de fora e quer a todo custo tentar descobrir quem são as pessoas desta sociedade, o que elas querem e porque escolherem estes jovens em especial.

Com o passar do tempo acabamos descobrindo que algumas pessoas que não desconfiamos estão envolvidas e que nem tudo é o que parece ser. Mortes misteriosas, mensagens secretas e presentes estranhos complementam a trama. Onde luxo e conhecimento podem subir a cabeça e transformar pessoas.

A trama mostra ao que veio no prólogo quando anuncia a morte de alguma pessoa, e aos poucos conhecemos todos os personagens, o quem é quem e o porque ele pode ser um potencial para figurar na sociedade. Os personagens são variados, mas o fundo é o mesmo – escolas elites. Ou seja, filhos de papai e pessoas nascidas em berço de ouro, porém... Nem tudo é o que parece ser.

Mas apesar do prólogo ser bom, o início da trama (apresentação dos personagens e ambientes)  é bem monótono. Podendo parecer inclusive que a história não irá engrenar depois de um começo promissor, ou tratar de outra coisa ou que seus personagens sejam fracos. Mas num dado momento, tudo realmente ganha vida e começa a ficar interessante, a história cresce e melhora.

Aos poucos a narrativa te ganha, porque a trama vai amadurecendo. Pois ao contrário do Rosa & Túmulo que trata de situações diversas e idealistas (como meninas entrando numa sociedade so de homens), aqui envolve o que realmente conhecemos sobre o assunto; as mentiras, encobrir pessoas, os favores, conhecer quem é quem, usar a sociedade para te ajudar e vice-versa, mas claro que tudo que vai um dia volta e a pergunta que nossos jovens protagonistas começam a se fazer é essa, quando vai voltar e como terei de pagar por tudo isso?

Este é um tema que gosto muito, mesmo que às vezes as coisas fujam do controle ou pareçam absurdas...rs. eu disse que fiz comparações com o outro livro que certas coisas eram tão iguais que tinha horas que quase me perguntava, será que já não li esse livro e não estou me lembrando? Bom, as iniciações e lugares onde eles vão ‘renascer’ ou terminam as festas. Os tipos de mensagens enviadas e a sociedade ter um local secreto. Acho que os autores precisam ter mais criatividade nisso, para mim foi um ponto muito fraco do livro.

Mas por outro lado, a narrativa é interessante, a evolução dos personagens e da história faz você ficar com a mente remoendo querendo saber mais coisas. Nem tudo será explicado, pois é uma saga (faz carinha triste agora =P) e como toda boa saga, algumas perguntas ganham uma resposta simples, mas claro que há novos mistérios. E o do final me fez ficar com raiva do autor... como assim ele termina o livro deste jeito? Ele terminou parecendo o Scott Westerfeld em ‘Feios’, então já sabe que ficaremos nos remoendo até 2011, porque será a data de lançamento do livro nos EUA.


Venenoso


Compre Aqui – Compare Preços:










Quer saber mais dos venenos do Poison? Assine o Feed ou siga pelo Twitter.

Share:

0 comentários