POISON BOOKS - Ficadas e Ficantes & De Menina a Mulher 5


Autor: Angélica Lopes
Editora: Rocco
Publicação: 2010
Páginas: 150
Capítulos: --
Tema: Infanto-Juvenil, Lit. Nacional

RESENHA DA CONTRA-CAPA:
Quem disse que os ficantes são todos iguais? Aos 13 anos, a romântica Mari e a decidida Carol ainda são BV’s. Ou seja: nunca foram beijadas. Até encontrarem alguém que mreça o titulo de namorado, elas vão experimentar alguns tipos clássicos de ficantes. O caminho é árduo: é preciso enfrentar o Ficante Grude, o Ficante Sabonete e até o terrível Ficante Beija mal (Eca!). mas entre beijos, brigas, aventuras e decepções cada uma vai descobrir que, pode até demorar, mas no final, o “eleito” aparece.

Autor: Drica Pinotti
Editora: Rocco
Publicação: 2010
Páginas: 141
Capítulos: --
Tema: Infanto-Juvenil, Lit. Nacional

RESENHA DA CONTRA-CAPA:
É hora de mudar!Mudanças dão um friozinho no estômago, é verdade, mas também provocam inúmeras descobertas. Algumas, imperceptíveis, outras, gigantescas. Grandes ou pequenas, estas descobertas fazem parte da iniciação na "vida adulta". No entanto, não se preocupe: você sempre terá a seu favor uma imensa capacidade de adaptação, a mesma que garante um belo amadurecimento a cada conquista. E o bom é que não precisa fazer nada disso sozinha: De menina a mulher 5 está aqui, mais uma vez, para te ajudar a acahar as respostas. E são muitas.






RESENHA:
Bom, apesar do dia das crianças ter sido ontem, essa semana vou falar sobre essa fase tão bacana na nossa vida. Afinal, mesmo depois que nós passamos desta fase, ainda guardamos as lembranças com amor e carinho. Se foram bons momentos, ficamos pensando neles com nostalgia e se foram ruins, bem... é melhor deixar para lá...rs

Os livrinhos de hoje são de uma fase que eu poderia classificar como pré-adolescente, com idades entre 12/14 anos, ou o famoso infanto-juvenil. São livros sobre primeiras vezes, como se tornar alguém bacana e começar a perceber que a partir de agora todas as suas escolhas terão consequências e muitas vezes algumas delas podem prejudicar outras pessoas.

Em Ficadas e Ficantes, conhecemos a Mari e a Carol que são amigas de longa data, mas nelas paira duas terríveis letrinhas que fazem elas se sentirem mal. Elas são BV, ou melhor Boca Virgem (vamos lá, essa é antiga, do meu tempo...hahahaha, nem sei se hoje em dia tem coisa nova, se tiver me avisem!!). e enquanto vamos vendo a decidida Carol querer deixar esse status para trás, sua amiga Mari é mais na dela. Não quer ser BV, mas também não está morrendo para deixar de ser.

A história é contada de forma divertida, enquanto o início dos capítulos é mostrado que tipo de ficante as meninas irão encontrar em suas empreitadas amorosas, sabemos um pouquinho sobre cada tipo. Os mais engraçados foram Ficante Beija Mal e Ficante Fim de Festa, atirando a primeira pedra quem nunca encontrou algum desses tipos pela frente.

Entre as ficadas e os rolos que elas tentam evitar mil situações surgem, culminando com o namoro com alguns personagens que já foram ficantes. Estranho? Eu não acho, afinal na maioria das vezes começamos a namorar com quem já ficamos (ficantes bacanas como Ficantes dos Sonhos ou Ficante Alguém Me Belisca).

Confesso que desde meus tempos de pré-adolescente até hoje esses termos mudaram um pouquinho, mas no fim é tudo a mesma coisas. O medo e o desejo de saber de algo que deixa todo mundo de cabelo em pé. A temida adolescência e suas consequências...

Já com De Menina a Mulher 5, num primeiro momento fiquei pensando – como vou ler o livro 5 sem passar pelos outros? – diria Romário, mal entrou no ônibus e já quer sentar na janela?!rs. Mas foi bem tranquilo, pois cada livro desta série fala sobre algo diferente e o este é sobre mudanças.

São pequenas dicas que não vão te transformar num outro ser, mas dá dicas para pequenas coisas, como aprender a dizer não, falar com seus pais de forma ‘adulta’ e não se tornar a puxa-saco oficial da turma e deixar seus amigos querendo te matar...

São dicas bacanas que mesmo que não é mais tão pré-adolescente assim deveria ler também, porque conselhos bons precisam ser passados para frente. As imagens que ‘enfeitam’ cada capítulo é um charme a parte e a forma como a Drica escreveu parece que é mais um bate-papo do que um livro. Muito bacana!!!


Tóxico


Compre Aqui – Compare Preços:


 









Quer saber mais dos venenos do Poison? Assine o Feed ou siga pelo Twitter.

Share:

0 comentários