BOOKS || Draculea (Vários Autores)

Autor: Ademir Pascale (organizador)
Editora: All Print
Capítulos: contos
Tema: Lit. Nacional, Vampiros
Romênia, 1456. Um grande cavaleiro cristão torna-se temido agente contra os turcos. Conhecido pelos romenos como Vlad Draculea, o filho do dragão, empalava cruelmente seus derrotados inimigos. Considerado pelos oponentes e próprios súditos a encarnação do demônio, devido aos atos de crueldade cometidos contra ambos. Como esse servo da Igreja transformou-se no mais sanguinário entre os homens de sua época? Quais segredos guardou por tantos séculos?
Em 1897, o escritor irlandês Bram Stoker inspirou-se em Vlad e criou a personagem principal do romance "Drácula", popularizando o mito do vampiro. Seriam apenas fragmentos da imaginação criativa de um escritor? Ou há uma verdade oculta nesse relato?
RESENHA:
Contos são complicados. Ainda mais se tratando de vampiros e criaturas da noite.  Eu gosto muito de contos, é quando os autores precisam mostrar que são bons de verdade. Pois em algumas páginas precisam nos apresentar personagens, falar o enredo e fazer um final. E sabemos que algumas histórias levam bem mais de 40 páginas para serem contadas (algumas levam quase 10 livros...rs).

Em Draculea são vários contos deste tema, alguns curtinhos demais, outros um pouco mais longos que com certeza renderiam uma história completa. Outros não me emocionaram tanto assim.

São 27 contos de autores nacionais, mas o que talvez tenha sido o mais bacana é ver a visão diferenciada de cada um deles, pois alguns contos eram mais ou menos sobre o mesmo tema e isso nos rende boas comparações e mais informações sobre os vampiros e tudo que a ciência, história e filmes já nos contaram sobre eles.

O que eu mais gostei daqui foi o fato de seguir a ideia original de vampiros, tudo bem que sou mente aberta sobre certas coisas, mas vampiros metem medo, são criaturas medonhas, demoníacas e aqui os autores foram fantásticos trazendo esse ponto em seus contos. Só por isso já me ganhou totalmente...rs

Na contra capa, temos uma pequena informação sobre Vlad Draculea que provavelmente deu origem ao termo, devido a forma cruel de como matava seus inimigos e como era considerado uma pessoa terrível por romenos, turcos e afins.

Share:

13 comentários

  1. Lari leu, eu não. =/
    tenho curiosidade de ler, quando surgir a opportunidade não vou deixar de ler. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ei Andy,

    Eu adoro o tema mas não curto muito livro de contos, quando me empolgo ja acabou rs

    bjo

    ResponderExcluir
  3. @Nanda - Esse é o problema, contos geralmente são assim qdo vc vê, já acabou =/

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito de contos, mas muitas vezes fico pensando com meus botões sobre como seria se tal conto tivesse continuação, enfim, virasse romance.
    Também achei legal em Draculea o fato de poder ver aspectos peculiares dos vampiros em cada conto, além de ter contos ambientados no Brasil.

    Bjo!

    Aline - escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive curiosidade de ler esse livro, adoro contos.
    Gostei das suas palavras sobre o livro amiga!
    beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oi Andy!
    Apesar de adorar vampiros, eu não gosto de contos.
    Esse eu passo
    BJs

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de contos, mas essa capa... =/

    Vixi... Não tem como eu ler um livro assim.

    ResponderExcluir
  8. Quando é história curta eu sempre prefiro crônicas a contos..pq crônicas tem aquele lance de brincar com a realidade, acho mais interessante do q os contos, tbm fico chatiada pq estes acabam rápido, mas as vezes é bom pra ler entre uma atividade e outra..

    Abraaço! ;*

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto e não gosto de contos... mas esse eu realmnte queria ler^^
    gostei da resenha!!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Não sei se encararia não haha

    ResponderExcluir
  11. Gosto não! Essa capa me deu arrepios! Bjs. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  12. Adoro contos. Me interessei pelo livro. *-*
    E de vampiros ainda, nunca li contos assim. :D
    A capa é sinistra, mas gostei. q
    :*

    ResponderExcluir