POISON BOOKS - Cotoco (John van de Ruit)

Autor: John van de Ruit
Editora: Intrínseca
Publicação: 2010
Páginas: 389
Capítulos: --
Tema: Jovem-Adulto, Internatos

RESENHA DA CONTRA-CAPA:
O ano de 1990 na África do Sul será decisivo tanto para o país quanto para o garoto John Milton. Nelson Mandela está prestes a ser libertado, e, aos 13 anos, John (que graças às suas partes íntimas pouco desenvolvidas é debochadamente apelidado de Cotoco), acaba de ingressar em um internato de elite só para meninos. Ali, Cotoco viverá muitos dos ritos de passagem que envolvem essa fase da vida, e terá de fazer isso enquanto convive com pais, no mínimo, exóticos; uma avó gagá, e colegas de dormitório para lá de estranhos (com apelidos do tipo Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido). 

Ao longo das páginas de seu diário acompanhamos Cotoco em uma série de situações bizarras e divertidas: de mergulhos proibidos no meio da madrugada a acirrados campeonatos de críquete, passando pelas tentativas de conquistar as garotas e por catastróficas férias em família. Nessa bem-humorada jornada de descoberta da vida adulta, somos convidados a conhecer o peculiar - e, sobretudo, engraçadíssimo - universo da adolescência masculina. 



RESENHA:
Perversamente Engraçado.

Isso define tudo o que podemos esperar sobre este livro. É um livro como há muito tempo não lia e nem ria tanto lendo algo. Realmente teve momentos que voltei no tempo na época dos meus 14 anos e onde a escola pode ser uma loucura divertida e assustadora.

No livro acompanhamos as aventuras de John “Cotoco” Milton num internato na África do Sul dos anos 90, onde o fim do apartheid começa a acontecer e a libertação de Nelson Mandela é destaque na mídia. Nesse momento conturbado Cotoco, como ele será conhecido dentro do internato, começa a nos contar as aventuras e desventuras de se estar no 2º grau e como era a vida de um menino neste momento.

A família dele é um caso a parte, sério. O pai e a avó Wombat são figuras. Não sabia qual era o momento mais engraçado, se era quando ele e seus amigos de internato aprontavam ou quando Cotoco estava passando os feriados com sua família. As loucuras e esquisitices do pai é garantia certa de risos e momentos de maior vergonha possível para o rapaz.

Mas com certeza que dentro do internato que há as grandes transformações de Milton. A formação do grupo mais unido da escola, conhecido como Os Oitos Loucos (Cotoco, Rambo, Cachorro Doido, Simon, Rain Main, Largatixa, Barril e Esponja). Contando como é o ano letivo, os trotes de aniversários (lembra a famosa “ovada”?? Aqui a coisa é bem mais tensa) e os professores.

Quem gosta do personagem principal interagindo, quando faz anotações sarcásticas ou pensamentos engraçados. Pode ler com vontade, pois Cotoco praticamente conversa com o diário, soltando pérolas e pensamentos que vale a pena serem lidos.

Eu não costumo colocar muitas notas de livros nas resenhas, mas selecionei algumas para vocês:

‘6h30 Chamada (Todos os dias começam com uma chamada, para ver se ninguém fugiu ou morreu durante a noite).’ – pag 20
‘... Além disso, depois de três semanas na companhia desta família de gente maluca, já estou desconfiado até da minha própria sanidade mental.’ – pag 164
‘”Pare com essa P#@$% de mania de ser guerrilheiro e leia só aquilo de que gosta! Pelo amor de Deus, homem você está se afastando da literatura só para impressionar uma vagabundazinha de escola particular?” – pag 277
‘”...Tenha boas férias você também, e lembre: em caso de duvida, continue lendo. Os livros nunca deixam a gente na mão.” – pag 386

Falando em citações, as melhores são do professor Guv, onde há inúmeras discussões sobre assuntos dos mais variados e livros. Milton descobre na leitura coisas interessantes e novos jeitos de pensar. Há citações de muitos títulos, mas o Senhor dos Anéis com certeza foi o melhor dos livros citados aqui.

Enfim, ótima leitura, divertida, alegre e realista. Para quem estava meio esgotado de histórias onde a escola só tem pessoas hiper populares ou a escoria da sociedade, aqui vemos o dia-a-dia comum. Onde você pode ir da fama a lama em questão de minutos e claro, depende da sua turma.

No site do livro, diz que é uma serie (e teria mais dois livros), mas por enquanto não tem confirmação da Intrínseca, mas o filme Cotoco (Spud em inglês) já está prestes a sair e espero que ele venha para o Brasil.
Sendo assim seria:
1 – Cotoco
2 – Cotoco: A Loucura Continua
3 – Cotoco: Aprendendo a Voar

E você o que acha/achou deste livro?

Extremamente Venenoso


Deixe seu veneno... ops...comentário também ;)

Preços:                                                        
Americanas – R$ não disponível
Saraiva – R$ 39,90

Quer saber mais dos venenos do Poison? Assine o Feed ou siga pelo Twitter.

Share:

28 comentários