BOOKS || Caixa de Desejos (Ana Cristina Melo)

Autor: Cristina Melo
Editora: Usina de Letras
Tema: Infantil, Lit. Nacional
Misto de fábula contemporânea com história de formação, Caixa de desejos narra, de maneira sensível e atenta, a tumultuada e intensa passagem pela adolescência, com todas as suas dúvidas, fantasias e descobertas, incluindo a do primeiro amor.
Marília é uma jovem cheia de conflitos, que um dia recebe, contrariada, a notícia de que uma meia-irmã desconhecida está de mudança para a sua casa. Logo em seguida sua avó preferida morre, mas, antes, ganha dela um presente inusitado: uma caixa para guardar suas lembranças e registrar seus desejos. Tendo a caixa como uma espécie de refúgio, sua vida começa a mudar.

RESENHA:
Depois de tantos livros cheios de mistérios, intrigas e situações em que precisamos quebrar a cabeça como loucos, Caixa de Desejos me remeteu a infância. Onde há as descobertas de coisas bonitas e quando nós acreditamos mais facilmente nas coisas (porque depois que crescemos começamos a desconfiar de tudo e de todos).

Ele conta sobre Marília, uma jovem que está na pré-adolescência, onde há a descoberta do primeiro amor, o momento de brigas entre nós (aborrecentes, rs) e os pais. Como se consolar e se descobrir. Mas essa fase marca a vida da jovem protagonista – a morte de sua avó (com que ela tinha um grande apego) e a chegada da meia-irmã (a qual ela só via muito raramente).

Neste universo é que Ana Cristina Melo descreve sua história, mostrando os altos e baixos da fase, o não tão mar de rosas. Problemas de família e no meio desta família normal para os dias de hoje, Marília tenta ser uma menina normal, mas é difícil quando se é tímido e parecendo não ter muito assunto e a chegada da irmã coloca a relação das duas em uma grande montanha russa, com enormes altos e baixos.

A Caixa de Desejos, título do livro, é o presente “misterioso” que a avó deixa. Um lado lúdico, onde seus sonhos podem se realizar, basta acreditar e batalhar por ele. E que quando tudo parece dar errado ou que estamos indo numa direção estranha, basta acreditar que as coisas irão melhorar.

Confesso que depois de ler tantas coisas complexas e mirabolantes nada como ler algo mais calmo. Poder lembrar desta fase da minha infância foi sem duvida uma lembrança maravilhosa. Nunca fui tímida como a protagonista, mas é uma fase difícil, estamos crescendo e isso significa mudanças. Umas boas e outras nem tanto. Mas nada como se lembrar de coisas felizes. Com certeza faz o dia melhor. Pena que ele é fininho.... =/

Share:

10 comentários

  1. Nossa, parece ser lindinho. ^^
    Fiquei querendo ler e voltar a infância também (como seu eu estivesse saído a muito tempo dela, ¬¬).
    Gostei, vou colcoar na listinha. ^^

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é uma graça *-* Eu amei a história que é uma fofura ^^

    ResponderExcluir
  3. Ei Andy,

    Parece ser muito fofo este livro, ótima dica :)

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha lido outras resenhas sobreo livro e gostei bastante, até participei de uma promo, mas acabei perdendo, agora vou ter que comprar de qualquer jeito "/!!! Mais vale a pena!
    Passa lá no meu blog tem um post novo: Amor animal!! Muitos beijos!
    http://starbucksandbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. awn, que fofo. *-* Adorei a capa e a historia. :3
    Mais um livrinho que vai pra minha lista do skoob. Andy, tu e teu blog só aumentam o "quero ler". U_U hahahaha

    beijos :*

    ResponderExcluir
  6. @Dessa - Eu juro que não faço por mal....rs

    @Jessica - Fica ligada que em breve pode pintar uma promoção dele por aqui!!

    ResponderExcluir
  7. aaahahaha sobre ler um livro calmo... é realmente importante dar uma balanceada.. senão dá um nó no cérebro rs...
    Eu amo as histórias mirabolantes.. mas na hora de balancear procuro algo de mulherzinha mesmo.. um romance bem água com açúcar eheheh..

    mas sobre esse livro.. só leio elogios... é possível que agora com mais um tenha dado ainda mais um empurro para q eu leia futuramente.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Já li muitas resenhas sobre esse livrinho fofo!!!
    A capa é linda!!!
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  9. Eu vim ler pra saber como é o livro antes de participar da promo :D
    Parece ser bem legal viu? Eu estava com um preconceito pelo livro por achar que fosse infantil de mais e eu não fosse gostar, mas acho que deve ser legal, depois que li sua resenha me interessei por ele. Ao contrário de vc eu sempre fui mt tímida hihihi
    E olha, timidez é a pior coisa do mundo, a gente deixa de fazer mt coisa por causa disso. :s
    bjss

    ResponderExcluir
  10. Nossa, o livro é fininho, nem dá pra dizer só pela capa. E a capa é uma gracinha.
    Relembrar a infância é bom, e esse livro parece poder nos passar isso contando a história de Marília.

    Bye

    ResponderExcluir