BOOKS || Guerra Justa (Carlos Orsi)
Autor: Carlos Orsi
Editora: Draco
Tema: Lit. Nacional, Romance, Ficção
Abalada por uma catástrofe natural de proporções cósmicas, a humanidade reinventa sua religião e se unifica sob o culto do Pontífice – um homem que demonstra ser capaz de prever novas tragédias. Mas há quem duvide do bom uso desse poder e acredite que ele poderia evitar muita morte e sofrimento.
Duas irmãs, a freira Rebeca e a cientista Rafaela, veem-se envolvidas em um perigoso jogo de manipulação da realidade e são transformadas em agentes de uma conspiração que busca minar a influência do culto e desvendar o segredo de suas profecias.
Mas se o culto for destruído, quem protegerá a humanidade de uma natureza cada vez mais descontrolada? Como a conspiração poderá vencer um inimigo capaz de prever cada um de seus passos? E afinal, o que define uma guerra justa?
RESENHA:
Quando li a sinopse desse livro, confesso que ela não prepara nem para terça parte do que devemos esperar dele. Eu o li com tanta ânsia, querendo saber tanto e tanto o que iria acontecer e mais sobre cada um dos personagens que terminei a leitura do mesmo dia.
Confesso que é bem difícil eu levar um livro direto no mesmo dia, até porque as distrações e tentações são tantas...rs, mas esta história me fez ficar longe de tudo isso e me deliciar com suas páginas.
Lembra no vídeo que eu disse que lembrava o filme Minority Report? Se não se lembra deste filmezinho de 2002 clique aqui, e a grande sensação dele foi o “poder” que alguns seres possuíam de prever o futuro. Neste romance além deste tema temos também o envolvimento um tanto ‘sinistro’ da religião. Ou seja, junte num mesmo livro religião (que sempre gera controvérsias) e poder prever o futuro e se prepare para algo além da imaginação.
O livro é divido em 3 partes, e nelas vamos acompanhando a personagem de Rafaela que começa a entender o ‘poder adivinhatório’ que quase foi submetida e como suas pesquisas no campo das coroas-mestras eram para algo completamente diferente do que ela acreditava.
Um parêntese, nesse livro que é uma ficção, eles usam algo chamado coroas-mestras, é como se fosse um visor que é colocado nos olhos capaz de lhe mostrar mil coisas ao mesmo tempo, além de manter você sempre informado. Resumindo, se você fica online o dia todo, poderia fazer isso usando esses ‘óculos especiais’, que claro te liga a todas as informações.
Na primeira parte, conhecemos Rafaela, suas pesquisas e porque dela ter sido escolhida. É nesta parte que precisamos ficar bem atentos, porque a grande explicação do porque o mundo está desta forma e como ele é controlado e por quem.
Na segunda parte, o lugar muda radicalmente, estamos nos Estados Unidos e na Ásia. Nos EUA, vamos começar a entender quem pode prever o futuro e como isso é feito (e a maneira brutal que às vezes é feita) e na Ásia começa a preparação para o ataque, como e onde eles podem atacar quem controla os que preveem o futuro.
E a ultima parte é o grande desenrolar; as lutas (estratégias maravilhosas) e o que a vitória dos rebeldes vai significar para o mundo ou como irá continuar o mundo se a religião continuar no poder. E o grande final desta luta. Na qual nem sempre prever o futuro traz tantos benefícios assim.
Apesar de o livro ser fininho e ter bastante história, dá para acompanhar numa boa, principalmente se prestar bem atenção na parte 1 do livro. As outras duas partes são consequências, como acontece o desenrolar e toda a atuação de seus personagens.
É daqueles livros que só lendo para explicar profundamente a história (senão teria de dar muito spoiler e isso não é nem um pouco legal). Enfim, a leitura é muito bacana, envolve temas bem controversos e intensos. E foi escrito maravilhosamente.
10 comentários
Não gosto muito de literatura nacional..
ResponderExcluir=1
uiui... lombrigas saltitaram!
ResponderExcluirAdorei a historia. *-* To cada vez me surpreendendo mais com a literatura nacional. :}
ResponderExcluirAndy adorei a resenha.
ResponderExcluirA história parece ser ótima.
Quero ler. ^^
Deve ter muita ação, aventura, aaiiaiaia. Quero, quero, quero. 0/
Ei Andy,
ResponderExcluirNão conhecia e achei bem interessante. A sinopse é um pouco sinistra, vc fica sem saber o que esperar do livro mas com a resenha deu pra entender pra onde vai :)
bjoo
@Dessa - Eu tbm menina, cada história melhor que a outra.
ResponderExcluir@Lu + Nanda - Tentei não dar mto spoiler, mas realmente a sinopse não te prepara para o livro...
Oi, Andy.
ResponderExcluirAdorei a capa e a sinopse.
Achei bem interessante!
Adoro livros que fazem as horas passar rapidamente!
Estou muito feliz que nossos autores estão superando cada vez mais!
Valeu pela dica!
Beijos.
Andy...adorei a resenha.
ResponderExcluirAmiga...te linkei lá no guardiadameianoite.blogspot.com
Os escritores nacionais estao evoluindo, estou cada dia mais extasiada com o trabalho deles. E por falar nisso eu amei a resenha me deixou numa vontade de ler o livro.
ResponderExcluirEi, estou a cda dia mais e mais caindi de maores pela literatura nacional! ^_^
ResponderExcluirAchei a sinopse ligeiramente nteressante, mas sua resengha asseura que o livro promete mais, então as tais unbrigas saltaram aqui!!! heheeh
Bjus!!!!