POISON BOOKS - O Livro Perdido das Bruxas de Salem (Katherine Howe)

Autor: Katherine Howe
Editora: Suma de Letras
Publicação: 2010
Páginas: 357
Capítulos: 23
Tema: Romance, Bruxaria

RESENHA DA CONTRA-CAPA:
Connie Goodwin queria que 1991 fosse um ano exclusivamente dedicado aos estudos para sua dissertação de mestrado em Harvard. No entanto, por insistência de sua mãe, acaba indo para o interior do condado de Essex cuidar da reforma da casa da avó. Assim que se estabelece no antigo casarão, começa um mergulho inevitável no passado daquele lugar e fica especialmente interessada pela figura de Deliverance Dane, uma mulher reconhecida em sua época por curar doentes, receitando remédios e poções.

É no condado de Essex que fica a famosa cidade Salem, palco dos históricos julgamentos de 1692, quando mais de 150 pessoas foram presas e acusadas de bruxaria e mais de vinte condenadas à forca. O episódio, considerado um dos mais infames da história dos Estados Unidos, ficou marcado como um triste exemplo de histeria coletiva, disseminada por uma comunidade em busca de vingança.




RESENHA:
A bruxaria está de volta neste livro de Katherine Howe, ao contrário do muita gente pensa (e eu também pensei no inicio), o livro não fala o tempo de Salem, mas utiliza a cidade e seu legado de Caça às Bruxas para dar o pano de fundo desta história.

Todo mundo sabe que fazer um doutorado exige fontes únicas e que a pesquisa deve ser inédita, por isso Connie precisa achar algo novo que não tenha sido usado por ninguém para que seu doutorada seja validado e aí que surge a situação mais louca de sua vida. Ir para uma cidadezinha – Marblehead, onde sua avó possuía uma casa e arrumar tudo por lá para que a mãe possa vender.

É nesse ponto que o livro realmente começa, com Connie dividida entre seus estudos (mesmo nas férias de verão) e tentar arrumar a casa (limpar, arejar, cuidar dos objetos que estão no interior), e eis que nessa “arrumação” surge um nome e este nome muda todo o seu verão.

Ao contrario do que aconteceu em Sepulcro, onde a história fica indo e voltando no tempo, aqui voltamos no tempo acompanhando uma família de bruxas e alguns pontos importantes durante a história. Não fazendo que perca a magia e o mistério do presente, muito pelo contrario, isso acaba nos alimentando mais e mais de tal forma que ficamos preocupados se nossa personagem conseguirá seguir esses passos e ter o que deseja.

Nesse meio tempo surge Sam, um personagem bem interessante e o grande motivador de Connie para a busca do livro perdido. Junto com ela, ele irá explicar sobre algumas marcas e conceitos há muito perdidos, pois ele trabalha com restaurador e estudar o passado para melhor representá-lo faz parte de seu oficio e de certa forma muito importante na busca do livro.

Vários personagens fazendo a linha do eu-não-sou-o-que-pareço-ser, também dão um toque especial e acabamos na paranoia de não saber em quem se deve confiar quase até os capítulos finais, afinal um livro de uma bruxa sempre tem muitos poderes.

O livro foi surpreendente, está mais para um suspense do que para algo sobrenatural, ele começou devagar, mas depois que engrenou foi bem surpreendente, mesclando romances, com cenas típicas de livros policias e finalizando em charadas e personagens profundos, revelando bem mais do que deveria ser.

O lance de nos contar o passado, apenas faz atiçar o que está sendo buscado no “futuro” e sabemos de antemão alguns caminhos que a personagem terá de fazer para seguir as pistas que à levarão ao livro perdido e como utilizar seus conhecimentos para o bem, afinal com bruxaria e destino nós não devemos brincar!!!

E o que você acha/achou deste livro?? Deixe seu veneno, ops... opinião =)

Venenoso


Preços:
Sariava – R$ 31,30
Submarino – Não disponível
8

Share:

20 comentários