POISON BOOKS - Alice (Lewis Carroll)

Autor: Lewis Carroll
Editora: Zahar
Publicação: 2010
Páginas: 317
Capítulos: 24 (12 + 12)
Tema: Infanto-Juvenil
Livro – Alice (Aventura de Alice na País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá.

RESENHA DA CONTRA-CAPA:
Esta edição de bolso da obra Alice no País das Maravilhas conta a história das aventuras de Alice ao cair numa toca de coelho, que a leva a um lugar povoado por criaturas que misturam características humanas e fantásticas que lhe apresentam enigmas.
Em sua continuação, Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá, Alice tem de ultrapassar vários obstáculos - estruturados como etapas de um jogo de xadrez - para se tornar rainha. À medida que ela avança no tabuleiro, surgem outros tantos personagens enigmáticos.




RESENHA:
Com toda essa onda em cima de Alice, resolvi reler o clássico, afinal devia ter pelo menos uns 20 anos a menos quando li?! Ou vi o desenho da menina que corria atrás do coelho branco e ia parar no País das maravilhas.

Bem, a notícia que eu não sabia era que existia uma espécie de livro 2! Mas ao reler, descobri que nos filmes tudo virou uma grande e única história. Em Alice – Aventuras de Alice no país das maravilhas e Através do espelho (e o que ela encontrou por lá) parecem duas historias completamente diferente e são, conta como nossa cara Alice foi 2 vezes ao país das maravilhas e ao contrário do filme que ela retorna já grande e tem uma missão de matar uma espécie de dragão. Nas histórias não existe nada disso.

Na primeira parte da história, ela entra seguindo o coelho branco, encontra personagens fascinantes e bem estranhos, como a lagarta, o chapeleiro maluco e sim a louca rainha vermelha e seu famoso bordão – ‘Cortem as cabeças!’ e na segunda parte, ela entra através de um espelho indo parar numa exótica partida de xadrez entre a rainha branca e vermelha e como ela chega a se tornar rainha (mesmo que momentaneamente) do país das maravilhas.

Ou seja, tudo que vemos/lemos sobre Alice foi uma grande confusão. Minha “reclamação” surge ao fato da linguagem ser rebuscada, com tantos vós e sejais e palavreado complexo. Tinha horas que eu quase desistia e ficava pensando “Como uma criança irá ler isso?”, apesar de ser conto de fadas, não me empolguei tanto, talvez eu esteja um pouco velha para essas coisas...rs

De qualquer forma, vale a pena para relembrar a história como um todo e ver que na visão do autor a Alice não era um flor de pessoa, ela reclamava, respondia, se achava...rs, ou seja, ela era meio rebeldizinha para sua época.  No livro temos bem a impressão de que ela sonha tudo, mas nos filmes dá a impressão de que ela realmente viveu tudo aquilo. Quem pode responder? Bem, infelizmente o autor não poderá responder. Eu fico com a visão do autor, tudo não passou de um sonho para nossa intrépida Alice.

Quer ler sobre a resenha do filme? Acesse aqui!!

E o que você acha/achou deste livro?? Deixe seu veneno, ops... opinião =)

Nota 


Preços:
Saraiva – R$ 15,90
Submarino – R$ 15,90

Share:

14 comentários