BOOKS || Alice (Lewis Carroll)

Autor: Lewis Carroll
Editora: Zahar
Tema: Infanto-Juvenil
Livro – Alice (Aventura de Alice na País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá.
Esta edição de bolso da obra Alice no País das Maravilhas conta a história das aventuras de Alice ao cair numa toca de coelho, que a leva a um lugar povoado por criaturas que misturam características humanas e fantásticas que lhe apresentam enigmas.
Em sua continuação, Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá, Alice tem de ultrapassar vários obstáculos - estruturados como etapas de um jogo de xadrez - para se tornar rainha. À medida que ela avança no tabuleiro, surgem outros tantos personagens enigmáticos.

RESENHA:
Com toda essa onda em cima de Alice, resolvi reler o clássico, afinal devia ter pelo menos uns 20 anos a menos quando li?! Ou vi o desenho da menina que corria atrás do coelho branco e ia parar no País das maravilhas.

Bem, a notícia que eu não sabia era que existia uma espécie de livro 2! Mas ao reler, descobri que nos filmes tudo virou uma grande e única história. Em Alice – Aventuras de Alice no país das maravilhas e Através do espelho (e o que ela encontrou por lá) parecem duas historias completamente diferente e são, conta como nossa cara Alice foi 2 vezes ao país das maravilhas e ao contrário do filme que ela retorna já grande e tem uma missão de matar uma espécie de dragão. Nas histórias não existe nada disso.

Na primeira parte da história, ela entra seguindo o coelho branco, encontra personagens fascinantes e bem estranhos, como a lagarta, o chapeleiro maluco e sim a louca rainha vermelha e seu famoso bordão – ‘Cortem as cabeças!’ e na segunda parte, ela entra através de um espelho indo parar numa exótica partida de xadrez entre a rainha branca e vermelha e como ela chega a se tornar rainha (mesmo que momentaneamente) do país das maravilhas.

Ou seja, tudo que vemos/lemos sobre Alice foi uma grande confusão. Minha “reclamação” surge ao fato da linguagem ser rebuscada, com tantos vós e sejais e palavreado complexo. Tinha horas que eu quase desistia e ficava pensando “Como uma criança irá ler isso?”, apesar de ser conto de fadas, não me empolguei tanto, talvez eu esteja um pouco velha para essas coisas...rs

De qualquer forma, vale a pena para relembrar a história como um todo e ver que na visão do autor a Alice não era um flor de pessoa, ela reclamava, respondia, se achava...rs, ou seja, ela era meio rebeldizinha para sua época.  No livro temos bem a impressão de que ela sonha tudo, mas nos filmes dá a impressão de que ela realmente viveu tudo aquilo. Quem pode responder? Bem, infelizmente o autor não poderá responder. Eu fico com a visão do autor, tudo não passou de um sonho para nossa intrépida Alice.

Quer ler sobre a resenha do filme? Acesse aqui!!

Share:

14 comentários

  1. Andy,

    To igual vc, quando li este livro devia ter uns (não vem ao caso) anos hauhauhahau

    Acho que vou ter que reler tbm rsrsrs

    bjo

    ResponderExcluir
  2. eu vi baratinho na bienal, parece ser muito legal.
    Adoro a história da Alice.
    gostei muito da resenha. beijos.

    ResponderExcluir
  3. Quando vi q o filme ia ser lançado resolvi q deveria ler os dois livros p poder relembrar a história e, assim, aproveitar melhor o filme!!

    A minha conclusão ao terminar de ler foi que Alice não é livro pra criança, muito embora a personagem principal assim o seja, pois o livro é recheado de divagações filosóficas e até críticas políticas que nenhuma criança seria capaz de entender!!

    Apesar de ele ter confundido bastante a minha cabeça eu mais do que recomendo a sua leitura... e pra qm ainda não viu o fime acredito que ler o livro antes vai fazer vc observar certas coisas que quem não leu não vai perceber/compreender!!

    O próprio cerne do filme está centrado em um poema do segundo livro (Através do Espelho), chamado "Pargarávio".

    =D

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente A-D-O-R-O tudo o que tem a ver com Alice no país das maravilhas!!!!!
    Ainda não ví o filme, mas não perco por nada nesse mundo.

    ResponderExcluir
  5. Só li a clássica primeira história (e vi a animação) falta-me ver o filme atual e ler as outras duas obras.

    Mesmo quando li há "milênios" atrás não considerei conto de fadas... tem muita coisa subliminarmente adulta nesa estória para ser considerada como tal

    ResponderExcluir
  6. Andy,

    Adoro 'Alice'.
    Quero muito ler esse livro e ver o filme com o Johnyy Depp que arrasa!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Nunca fui muito fã da Alice, mas o filme vou querer assistir. Bjins.

    ResponderExcluir
  8. Eu li, mas sabe qdo eu era criança adorava, dai qudo reli para ver o filme, já achei meio assim. Mas o Carrol foi um inovador para a época dele e eu entendi a psicologia implícita nos livros agora, enquanto criança não dá para enteder, dá apenas para ficar maravilhada c a Alice num mundo "mágico".

    Ótima resenha :)

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. OI, Andy!!
    gostei demais do poste! ^^

    Igualmente a você, muitasssssssss pessoas tem vagas lembranças da menina do coelho e da mocinha do espelho...

    Como mamãe, já comprei o dvd em desenho pro meu baby, e ele adoraaaaaaaaaaaaaa...
    Estou doida pra assistir a versão do Tim Burton, e , bem... Alice se encaixa nquele rol de livros-parábolas.
    Alice não é um livro para crianças, é quse impossivel de se ler, a menos q seja uma condensação, ou releitura...
    Por isso os filmes fazem anto sucesso. POR QUE É INTERESSANTE...

    Amei a dica!! ^^
    bjusssss

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler o livro, porque só vi as adaptações para televisão e cinema por enquanto. Acho que Alice, mesmo sendo um tanto infantil, também é destinada para os adultos. Bem, já ouviu falar do livro "Eu Sou Alice"? Dizem que é contado pela pessoa que inspirou o nosso Carroll, mas preciso pesquisar mais a fundo...
    Enfim, quero ler também pra ter uma idéia de como a visão do livro é, quem sabe eu separo um dia para um leitura rapida! Beijos.

    ResponderExcluir
  11. ain, só de ver esse vois e afins, nao releio nunca esse livro .__. HAUHAUHAUHA
    ei li quando era pequena tb, ou minha mae leu, sei lá :S
    no desenho é bastante usado essa linguagem tb HUAHAUHUHUHAUHA

    beeijos

    ResponderExcluir
  12. Quando eu li esse livro, a impressão que eu tive era de que definitivamente não era um livro para crianças... Acho que é um livro de refexão, meio metafórico, sei lá. Pelo menos foi essa a impressão que eu tive.Eu gostei, apesar de ter odiado o filme da disney. Achei divertido.
    Bjux

    ResponderExcluir
  13. Eu sorteiei um livro desses no meu blog.. mas ainda não o li... eu quero tê-lo e qualquer promo com ele eu vou participa sauhahsus
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Meu tempo de Alice ja passou, detestei o filme. Achei muito viajado.

    ResponderExcluir