BOOKS || Noturno (Guillermo e Chuck)

Autores: Guillermo del Toro & Chuck Hogan
Editora: Rocco
Tema: Ficção, Vampiros
Eles sempre estiveram aqui. Vampiros. Em segredo e na escuridão. Esperando. Agora é a hora deles.
Em uma semana, Manhattan estará acabada. Em um mês, os Estados Unidos. Em dois meses... o mundo.
Um boing 777 chega a JFK ocupando toda a pista. Todas as janelas estão quebradas, luzes apagadas, sem comunicação. As pessoas à espera de noticias, um alerta é enviado para o CDC. Dr. Eph Goodweather chefe do projeto Canário - uma equipe que investiga ameaças biológicas - é enviado para verificar o ocorrido. O que ele encontra é de gelar o coração.
RESENHA:
Quando ouvi falar de NOTURNO, confesso que ele veio cheio de expectativas, todo mundo que já tinha lido falava tão bem e com tanto entusiasmo que eu pensei, ‘Uau preciso ler esse livro também!!’, e mesmo com toda essa euforia de vampiros (que eu confesso que as vezes enche um pouco), eu comecei a ler a obra de Guilhermo e Chuck e não me arrependi!!

Não leia esse livro à noite, sozinho ou em lugares sombrios, sério!!! Esqueça vampiros que brilham e todas as coisas lindas sobre esses seres, este livro traz os vampiros na essência real, sangue em excesso (e nojento por sinal) e a verdade nua e crua sobre eles.

O formato do livro é bem diferente, não estão divididos em capítulos, mas sim em partes e cada uma delas, onde seria o ‘capitulo’ vem aonde se passa aquele momento da narrativa, para quem não sabe, o livro na verdade é um roteiro que os autores queriam que virasse um seriado (mas parece que os direitos autorais foram comprados e será um filme), pode ser estranho no começo, mas com o tempo você acaba se habituando e ate é melhor para se entender o que acontece em cada canto da cidade de Nova Iorque.

Noturno tem uma narrativa meio macabra, o que explica o início do 2º parágrafo, mas nada que não te faça querer saber como a ‘coisa’ se espalhou e que rumo irá tomar (próximo livro com certeza). A talvez o único problema seja a quantidade de personagens e falar deles, pois tem um momento que acabamos nos perguntando, quem é esse mesmo? A única ‘vantagem’ é saber como essa transformação vampiresca aconteceu, meio como se explicasse aos poucos o que essa mudança faz ao organismo e quem esta por trás dessa conspiração para tentar dominar o mundo!!!

O livro comenta sobre a ameaça vampirica de um modo interessante –  tratando como um vírus, uma pandemia mundial - colocando um biólogo na frente dessa confusão (ele é um dos personagens principais) e com o lado mitológico (com um senhor que há tempos busca o vampiro e vai dar as dicas para nossos amigos de como conseguir matá-los).

É uma maravilhosa ficção científica, mas nos faz perguntar, e se fosse real? Como resolver?! Num momento onde qualquer gripe e doença que demore muito a passar vira um drama mundial, ter vampiros em escala mundial não é uma boa idéia!!

Eu sei que alguns fãs vão reclamar e dizer que Crepúsculo ou Academia de Vampiros ou Morada da Noite é melhor, não digo que são melhores, mas em termos de ter o conto do vampiro original – não sair de dia, precisar de sangue para viver, como ocorre as transformações, esquecer quem é – são mostrados nesse livro maravilhosamente bem.

Curiosidade: e para quem acha que apenas em VA que o termo strigoi é usado... aqui ele fala bastante, afinal o vampiro aqui é chamado pelo termo todas as vezes que ‘nos encontramos’ com ele.

Se você quer ler sobre vampiros e se arrepiar, se prepare ao ler Noturno, totalmente recomendado e para você que quer conhecer outros vampiros além dos bonitinhos, fofos e perfeitos, pode começar com esse que vocês irão ter um *ut@ choque!!!

Peóximos Livros:
Livro 2 - A Queda
Livro 3 - Noite Eterna

Share:

8 comentários

  1. Eu li esse livro e também adorei! A história dá muito meeeeedo! kkkkk
    Lendo à noite e no escuro, a pessoa não dorme mais! :P
    Espero que vire filme (ou seriado). Vai ser bem interessante.

    Bjusss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andy!!

    Certa vez, eu li o primeiro capítulo de NOTURNO da livraria e adorei. É um dos livros que está nos meus desejados, mas acho que vou esperar um pouco mais para lê-lo, afinal. Confesso que tenho um pouco de medo. No que diz respeito, a livros e filmes de terror, eu me mijo de medo. rsrss!!!

    Anotado a dica de lê-lo de dia. Nada de ler em dias chuvosos e nublados como está no RJ, né? kkkkkkkkkkk...

    Mil bjs!

    ResponderExcluir
  3. Hahaha, eu nao recomendo nesses dias chuvosos e com ameaça de falta de luz...

    ResponderExcluir
  4. Ei Andy,

    Vi este livro hoje de 26,00 no sebo mas achei caro e não comprei.
    Eu tava doida para lê-lo depois deu uma onda dele em todos os blogs q eu ate enjoei rsrs
    Gostei da sua resenha, várias coisas eu ainda não conhecia.

    bjoo

    ResponderExcluir
  5. Oiii Andy!
    Adorei sua resenha! Ficou muito boa!
    ainda mais a dica que vc dá: 'não leia a noite ou em lugares sombrios' hauhauhauhua
    Eu vi que vc tá lendo 'Preciso te contar uma coisa', eu amo esse livro! É muitoooo bom! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Cara Andy, este livro eu adquiri, ainda dorme em minha biblioteca, gosto de ler toda a saga, por isso espero pelos outros antes de iniciar este. Mas com sua resenha já estou quase mudando de idéia. Realmente foi um estardalhaço o lançamento deste livro e eu estava louco por uma história de vampiros ao velho estilo Stoker. Quem sabe eu não me surpreenda? Nota 10 não pé pra qualquer livro né?

    ResponderExcluir
  7. Must read com certeza. Esse livro é muito bem escrito, você lê e imagina as cenas bem certinho. Parece um filme! Adorei

    ResponderExcluir