POISON BOOKS - Organizando Espaços (Mirian Rangel)

Autor: Mirian Rangel 
Editora: Senac
Publicação: 2009
Páginas: 191
Capítulos: Não tem, divido por temas
Tema: Arquitetura, Design de Interiores

 RESENHA DA CONTRA-CAPA:
A organização de uma casa ou de um apartamento é fundamental para o nosso bem-estar. Esse livro indica peças de mobiliário, acessórios e complementos para os muitos ambientes e inúmeros modos de morar e viver ? da decoração de um cômodo vazio à reforma de outro já decorado. Apresenta, ainda, a harmonização de cores das paredes com móveis, fornece preciosas dicas sobre instalações elétricas e aponta os princípios do Feng Shui, de modo que o local, além de ser agradável, equilibre o fluxo de energia.




RESENHA:
 No meu outro mundo, o “real” eu sou arquiteta (minha outra grande paixão) e as vezes conversando com as pessoas, percebo que elas tem uma noção equivocada do que faz um arquiteto e aí acabam achando que tudo nesse mundo é caro e desnecessário (totalmente enganados!!!).

Então, como Poison também é cultura, hoje a minha resenha é para aqueles arquitetos frustrados, ou seja, voce mesmo que não teve coragem para fazer a facu de Arquitetura e Urbanismo, mas lá no fundo sabe que há um arquiteto no seu interior....hahaha

Os livros da Mirian Rangel são para os dois públicos, os que realmente trabalham com Arquitetura e os que acham boa idéia, mas não sabem exatamente como fazer, e o mais recente deles – Organizando Espaços – caiu como uma luva, afinal boas dicas sempre devem ser seguidas.

Ele é organizado de modo eficiente e pratico, passando por todos os espaços da casa, dando pequenas dicas de como e onde voce deve começar a organizar sua casa e fazer aquela perguntinha básica que às vezes nos esquecemos – Realmente preciso de tudo que eu tenho? Ou posso doar algumas coisas? – E com esse pontapé inicial, ela explica sobre cores, itens de decoração, dicas de espaços e afins.

Por isso sugiro a você que está numa fase critica de reforma ou mudança a dar uma lida e tentar se manter no cronograma (de modo a não deixar seus arquiteto(a) pirado junto com você..rs), o livro é fácil, vem com figuras (porque sim, livro de arquitetura sem imagens, esboços e croquis não servem de muita coisa, afinal arquitetura é visual!!!)

Sõ boas dicas que irão abrir seus horizontes e quem sabe você não acabe dando um jeitinho naquele seu quarto totalmente bagunçado ou sua área de estudos? Além desse livro há mais 3 que eu gosto muito da serie – PROJETANDO ESPAÇOS da Ed. Senac, então de uma olhadinha nessa seção da próxima vez que voce for na livraria.

PREÇOS:
Submarino - R$ 50,00
Saraiva - R$ 50,00
O que voce achou deste livro?

E finalizando, um pouquinho de explicações:
O que é Arquitetura?
Arquitetura é a arte de construir um sonho. Conceber e organizar todos os espaços, visando a forma e a funcionalidade, seja o sonho uma residência, um ambiente de trabalho, ou mesmo um espaço destinado ao laser, usando a tecnologia para criar detalhes que personalizem a obra.

Porque contratar um arquiteto?
O arquiteto é o responsável pela concretização do sonho de seus clientes. Conseguir visualizar uma obra toda diante de um papel em branco, não é tão fácil como se imagina.O arquiteto é a pessoa que pode auxiliar desde a escolha do terreno até o mobiliário, pois tem a visão de todo o conjunto. É o profissional que consegue interpretar o sonho do cliente, suas vontades, seu modo de vida, definindo um programa para que a construção atenda todas as suas necessidades, fique bonita e funcional.De nada adianta uma sala ampla com um pilar no meio, onde não se consegue posicionar um sofá. Ou um ambiente que ao entrar não se encontra o interruptor, porque este está atrás da porta. Para isso o arquiteto compatibiliza o projeto arquitetônico com o projeto estrutural, elétrico, hidráulico, entre outros. Este é um pequeno exemplo, pois elaborar um projeto depende de muitos detalhes.

Qual a diferença entre Arquiteto e Engenheiro?
Enquanto o Arquiteto é responsável pelo projeto arquitetônico, desenvolvendo a distribuição dos ambientes, bem como seu mobiliário, concebendo um estilo e definindo a volumetria da  construção, posicionando esta no terreno de acordo com a melhor insolação, o Engenheiro é o responsável por todo o projeto estrutural da obra, desde sua fundação até sua cobertura, calculando e dimensionando vigas, pilares e lajes, o tamanho das ferragens, o tipo de concreto a utilizar nas várias etapas construtivas e assim por diante. As duas formações são bem diferentes, em geral enquanto o arquiteto tem 4 anos de projeto e 1 ano de cálculo o engenheiro tem o oposto, 4 anos de cálculo e 1 de projeto. No curso de arquitetura são abordados temas como História da Arte, História da Arquitetura, Planejamento Urbano, Paisagismo, Design de Objetos, já as questões técnicas como Estrutura, Instalações Hidráulicas, Instalações Elétricas, Tecnologia dos Materiais (aço, madeira, concreto) são aprofundadas no curso de Engenharia Civil. Na verdade um projeto precisa dos dois profissionais para que a obra seja completa.

Share:

2 comentários