BOOKS || O Ladrão de Raios (Rick Riordan)

Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Tema: Fantasia/Mitologia
Ladrão de Raios envolve lendas da mitologia grega com o século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses e metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das paginas dos livros direto para sua vida. Pior que isso: Algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
Resenha<<<
Oi gente... lembra que eu prometi a resenha do livro vencedor na promo do Poison? Pois bem, quem esta aqui para fazer é a Fernanda vencedora da promoção, e o livro escolhido por ela foi o Ladrão de Raios da serie Percy Jackson e os Olimpianos.

Leiam, porque esta fantástica e quem ta em duvida sobre o filme pode ir sem medo, porque eu acredito que deve ser tão bom quanto os que temos visto/esperados por ai...Então fiquem com a resenha da Fernanda e amantes de Percy se manifestem!! rs

"Bem, eu preciso falar MAIS alguma coisa? Acho que vou parar minha resenha por aqui e... Brincadeira!

O Ladrão de raios faz parte da coleção de livros Percy Jackson e os Olimpianos, o que até agora, é o meu favorito da série.

Nesse livro (o 1º de uma série de 5), como já lemos em todos os comentários e sinopses, envolve mitologia grega com o século XXI, o que pode ser muito interessante (e divertido). Vou só fazer um desafio antes, não vou contar nenhum spoiler, fiquem calmos. Quem você acha que poderia ser dono (a) de uma loja de estatuas de pessoas em tamanho real para jardim? Dou uma bala para quem acertar. Pensou? Então, é disso que o livro trata-se: E se o Olimpo existe até agora? No nosso mundo, em um lugar diferente.

Pra inicio de conversa, devo avisar que a historia de Percy (um apelido para Perseu) não é uma adaptação da antiga lenda de Perseu. Na lenda, Perseu é filho de Zeus e sai em uma missão onde tem de lutar com a medusa e salvar uma princesa (não entendo muito bem da lenda). Já Perseu Jackson recebeu esse nome como homenagem ao 1º, mas sua historia é totalmente diferente (não vou dar mais detalhes para não contar nada que acabasse com a graça).

Pra começar, Percy Jackson é um semi-deus, filho de um Deus e uma humana. Ser um semi-deus é muito perigoso, por isso é enviado a um Acampamento só para esse tipo de pessoa. Após isso, conhece dois amigos que vão ficar por um bom tempo ao seu lado. Com uma vida cheia de deuses e mitologia, uma dia é acusado de roubar algo muito precioso do Olimpo, porém, é claro que não foi o Percy, então ele sai em missão para encontrar o que foi roubado. Com o passar do tempo (e das páginas), Percy vai descobrindo muitas coisas que o envolvem, coisas futuras. (Superdica: Se quer ler antes de ver o filme, LEIA! Ou vai se arrepender depois, pois vai saber o final surpreendente do livro pelo filme).

Os prós desse livro são muitos. Uma adaptação ótima para os dias de hoje, não fizeram uma criação de um novo mundo (como em Harry Potter), mas sim uma visão nova da mitologia. Mostrando com humor como as lendas eram bem interessantes e continuam sendo. Uma aventura atrás da outra, fazendo você imaginar os novos cenários de antigos lugares, o Novo Olimpo, o Novo Tártaro e as novas criaturas. Acho que possui poucos contras, como ter tanta aventura, que o espaço para o drama acabou curto demais, mas acredito que é porque é o 1º livro, ou seja, tem toda a apresentação e o envolvimento inicial, para na continuação ter a parte sentimental. Ah, o livro também possui muitos nomes das criaturas, então pode ser um pouco confuso, mas o autor fez questão de pensar nesses seres mais lerdinhos (como eu) e sempre que mencionava algo como criaturas ou poderes, ele nos fazia relembrar dando algum detalhe sobre aquilo. Também não gostei da idéia de ser um garoto de apenas 12 anos, quando comecei a ler, essa idéia não entrava na minha cabeça, então decidi pensar com o protagonista do filme (que vai ser um garoto de 17 anos) e assim aceitei melhor os acontecimentos.

O inicio do livro é um tanto confuso, para você se sentir como Percy se sentia. As coisas só começam a tomar um rumo no 5º ou 6º capitulo, pois aí você vai entender os fatos do inicio.  O ponto mais forte do livro é conseguir envolver humor e ainda sim ter uma historia espetacular. Como um sátiro que sabe tocar Hillary Duff na flauta (o que é muito estranho). Esse livro foi um dos poucos que conseguiram me enganar, é aquele com um enigma que te engana até o ultimo momento, não é aquele exato e que dá pra deduzir de cara e o acontecimento final desse livro envolve toda a continuação da serie.

Comparando esse com o segundo, prefiro esse. O segundo tem uma historia envolvente, mas o ritmo do primeiro me agitou mais. O segundo já tem uma parte mais reveladora e sentimental (reclamei que tinha pouco no 1º, mas aí está...). Outra dica super interessante para esses livros é: Tente sempre guardar as informações e os pequenos detalhes, como algumas profecias ao longo do livro e algumas falas de personagens importantes, assim o seu enigma fica mais divertido, envolvendo todos os livros. Quero logo começar com o terceiro e já ganhar o quarto, após o filme sair, tenho certeza que vários corações vão ser conquistados pelo Olimpo e pelo nosso querido Percy.

É isso, obrigada por lerem a minha resenha e espero que tenham ficado com vontade de ler e assistir o filme!

Beijos e mais um obrigado da Fernanda!”

Próximos Livros:
Livro 2 - O Mar de Monstros
Livro 3 - A Maldição do Titã
Livro 4 - A Batalha no Labirinto
Livro 5 - O Último Olimpiano

Share:

4 comentários

  1. Minha resenha! *-*
    Espero que gostem.

    ResponderExcluir
  2. AHHH EU AMEI PQ EU JA LI TODA ESSA COLEÇÃO E AMEI, ESPERO ANSIOSA PELO LIVRO 4, UM DOS MELHORES PARA MIM...

    DOIDINHA PARA VER O FILME!!! ;)

    ResponderExcluir
  3. vou começar a ler semana que vem! e tô ansiosa pro filme tb :-)

    ResponderExcluir
  4. Meu xodó ♥
    Sabe aquela leitura que te surpreende? Amo muito essa série, pena que acabou. Odeio ficar orfã de séries.

    ResponderExcluir