POISON MOVIES - Avatar


Título no Brasil:  Avatar
Título Original:  Avatar
País de Origem:  EUA
Gênero:  Ação
Tempo de Duração: 166 minutos
Ano de Lançamento:  2009
Estréia no Brasil: 18/12/2009
Site Oficial:  Estúdio/Distrib.:  Fox Filmes do Brasil
Direção:  James Cameron

Sinopse:
No épico de ação e aventura AVATAR, James Cameron, diretor de Titanic, nos leva a um mundo espetacular, além da nossa imaginação. Na distante lua Pandora, um herói relutante embarca em uma jornada de redenção e descoberta, liderando uma batalha heróica para salvar a civilização. O filme foi idealizado por Cameron há 14 anos, quando ainda não existiam meios para concretizar suas ideias. Agora, após quatro anos do trabalho de produção real, AVATAR nos proporciona uma inovadora experiência de imersão total no cinema, em que a tecnologia revolucionária que foi inventada para realizar o filme se dilui na emoção dos personagens e na história arrebatadora.


*****

Um dos melhores filmes que vi em 2009, e olha que eu achei o ano passado muito caidinho de filmes. Falo de filmes bons!!!

Quando surgiu comentários sobre o filme VATAR, a primeira coisa que eu pensei foi que seria no estilo do DRAGON BALL EVOLUTION, ou seja, personagens reais iriam dar vida ao desenho. Para voce que não sabe, há um desenho japonês como o nome de Avatar, por isso minha grande confusão!

Sim, eu totalmente estava enganada, afinal o filme AVATAR  x desenho AVATAR não são baseados na mesma historia (ta bom, bem La no fundo tem a mesma historia sim!). enquanto o desenho segue a linha – o cara precisa descobrir os elementos e virar o “sinistro”, o que domina os elementos – o filme nos mostra uma realidade sombria.

No filme estamos no ano além de 2100, no qual a Terra já foi destruída e os habitantes/ governantes estão a procura de algum lugar para viver. A historia começa com o soldado Jake Sully saindo da Terra, indo para o planeta Pandora para substituir o irmão cientista em uma pesquisa por lá. O irmão foi morto por dividas de jogos.

A explicação para esta “troca” está alem dos meus conceitos de biologia, o que eu achei meio impossível, por isso, algum medico ou cientista na área, me explique ou confirme, ok? – Jake e o irmão morto eram gêmeos e o estudo que está sendo feito no planeta inclui a utilização de Avatares (olha o nome do filme ai...) e eles possuem o DNA parecidos (já que são gêmeos?!) e cada avatar é projetado para um único individuo devido ao DNA. Entendeu?

Um ponto que vale ressaltar no filme é que o personagem principal – Jake Sully é deficiente – paraplégico – e isso com certeza da um extra e também é um dos grandes motivos do filme para o cara bancar o espião... mas mostra que as pessoas com deficiências são capazes e podem fazer grandes feitos. Nota 10!!

Ao chegar em Pandora começamos a perceber que o clima no planeta é meio estranho, afinal ao primeiro momento descobrimos cientistas indo estudar a fauna e flora e os habitantes e os militares, no inicio voce acha que estão ali para proteger os cientistas, mas claro que há um algo mais, e ele é um minério raro que vale bilhões e precisa ser garimpado.

Os humanos e os nativos chamados Na’vi não se dão muito bem, ou seja, nós somos caçados por eles todas as vezes que há encontros, mas o filme só começa a melhorar quando Jake em seu avatar fica perdido no planeta e ao invés de ser morto pela nativa chamada Neytiri, ela acaba levando-o para sua tribo.

Ao ser levado para tribo ele começa a fazer parte da tribo e ser aceito como um deles, alem de aprender a caçar, voar, cavalgar os estranhos animais do planeta, afinal ele diz que os humanos estão lá para aprender seus costumes. Enquanto avatar, Jake pode fazer tudo que em sua vida real ele não poderia e essas são são um clímax a parte, os efeitos, o aprendizado...totalmente de tirar o chapéu!

Porem quando os militares descobrem que a maior jazida do tal minério fica exatamente embaixo de onde a tribo vive, Jake fica encurralado entre o lado cientista (aprendizados e o povo que não vai sair dali) e o militar (afinal ele ainda é um soldado e deve fazer o que é ordenado). Esse é o ponto onde a historia chega ao clímax e voce fica querendo mais e mais, claro que a partir daqui é quando começa a desenrolar a grande luta entre os humanos e os nativos.

Bem, não vou comentar mais sobre o filme depois desse ponto, afinal voce vai querer ir ao cinema e ver, então imagina se eu te conto o final? Vai querer me matar! Mas ao ver esse filme, eu percebi que é um futuro bem possível para nós, ter de abandonar nosso planeta em busca de outros para sobrevivermos, a ganância humana atrás das coisas e riquezas, o menosprezar das outras culturas e religiões. Enquanto assistia ao filme me lembrei de um poema antigo que falava sobre isso, depois que o homem acaba com a Terra ele parte em direção a Lua e faz a mesma coisa, rouba, conquista, destrói e vai passando pelos planetas do sistema solar.

Eu nem vi esse filme em 3D, mas eu recomendo que vejam por os efeitos devem ser muito muito melhores, afinal este é um dos filmes mais vistos e pelo que andei lendo deve ter uma continuação... será?

INFORMAÇÕES EXTRAS;
AVATAR NA INFORMATICA - avatar é a representação visual de um utilizador em realidade virtual. De acordo com a tecnologia, pode variar desde um sofisticado modelo 3D até uma simples imagem. São normalmente pequenos, de tamanhos variados mas deixando espaço livre para a função principal do site, programa ou jogo que se está a usar.

AVATAR DESENHO ANIME - Avatar: The Last Airbender (ou "Avatar: A Lenda de Aang" como é conhecida no Brasil) é um desenho animado criado por Michael Dante Dimartino e Bryan Konietzko feito para a Nickelodeon, um popular canal infantil. Oxe como assim um desenho americano com maior traço dos populares desenhos japoneses? Pois é, a influência é totalmente oriental o que o torna famoso como um "Americanime".
 Toda a história se passa em um mundo fictício com fortes traços da cultura oriental como os hábitos, moradias, costumes e artes marciais (principalmente chinesas), tudo isso mesclado a magia elemental.
 Em tal mundo fictício a humanidade se dividiu em quatro nações: A Tribo da Água, a Nação do Fogo, o Reino da Terra e os Nômades do Ar. Dentro de cada um desses grupos, existem pessoas capazes de manipular seus elementos nativos, essas pessoas são conhecidas como "Dobradores". Mas não é só, para manter o equilíbrio entre as nações existe uma única pessoa capaz de controlar todos os quatro elementos, essa pessoa é chamada de "Avatar". Quando o Avatar morre, ele reencarna em uma outra nação seguindo um ciclo continuo. Ao longo das eras todas as reencarnações do Avatar serviram para manter o mundo em harmonia...
 Tudo muito lindo, etc e tal, só que tudo mudou há 100 anos atrás quando a Nação do Fogo iniciou uma guerra com um único objetivo, dominar os outros três povos. somente o Avatar poderia impedir tal fato, mas quando o mundo mais precisou dele, ele simplesmente desapareceu. A Nação do Fogo sabia que seguindo o ciclo de reencarnação, o próximo Avatar nasceria entre os Nômades do Ar. Com tal informação eles dizimam todas as pessoas desse povo tentando assim quebrar o ciclo. Desde então ninguém mais viu uma pessoa que pudesse controlar o elemento Ar.
FILME BASEADO NO DESENHO AVATAR – “O Último Mestre do Ar”

E voce o que achou???

Share:

3 comentários